sábado, 19 de julho de 2025

Busca

sábado, 19 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

16/01/2015 18:00

Com revitalização parada, comerciantes do centro cobram prefeitura

Parada

MPE (Ministério Público Estadual) recomendou que o plano de revitalização do centro de Campo Grande seja retomado em um prazo de 60 dias pela prefeitura. De acordo com o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, os comerciantes não são procurados deste o ano passado para dar continuidade ao projeto.

O Reviva Centro foi iniciado em 2009, na gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho, mas contou apenas com a iniciativa dos comerciantes, que padronizarão as antigas fachadas. A ação era referente a primeira etapa do projeto. Como contrapartida do município, seria realizado a ampliação das calçadas da rua 14 de Julho, além da criação de uma rede de energia e telefonia subterrânea, como forma de preservar arquitetura dos prédios.

A execução das obras de reurbanização, não ocorreram, pois aguardam financiamento estimado em R$ 147, 84 milhões (U$$ 56 milhões) junto ao BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento). Ou seja, foram iniciados sem a garantia de recursos. Apesar disto, as gestões seguintes firmaram o compromisso de dar continuidade ao projeto.

Revitalização da Rua 14 de Julho faz parte de primeira etapa do projeto. (Foto: arquivo/Geovanni Gomes)

(Foto: arquivo/Geovanni Gomes)

De acordo com Polidoro, no ano passado a associação chegou a participar de uma reunião com a prefeitura, onde foi apresentando uma projeto preliminar de como ficaria a rua  14 de Julho. Na ocasião, foi solicitado aos empresários sugestões para serem aplicadas as alterações. As ideias foram encaminhadas, mas não receberam retorno. "Queremos que seja feito a parte do setor público. O que foi exigido de nossa parte foi feito. O atraso é absurdo e os empresários estão vendo que o centro está casa dia pior", afirma.

A piora de estrutura e qualidade social da região central  também é considerada na recomendação do MPE, assinada pela promotora de Justiça, Luz Marina Borges Maciel Pinheiro. O documento, publicado na edição do dia 13 de janeiro de 2015, do Diário Oficial do MPE, também considerou o comprometimento estético em decorrência da instalação de painéis e letreiros publicitários, que chegaram ser alvo de inquérito civil pela 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Revitalização da Rua 14 de Julho faz parte de primeira etapa do projeto. (Foto: arquivo/Geovanni Gomes)

(Foto: arquivo/Geovanni Gomes)


Reviva Centro

De acordo com o projeto divulgado pela Planurb (Instituto Municipal do Planejamento Urbano), a elaboração do Plano Local para as Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro – ZEICs Centro – é fundamentada nas seguintes premissas: Humanização dos espaços coletivos produzidos; valorização dos marcos simbólicos e históricos existentes; incremento ao lazer e cultura; incentivo à instalação de habitações; preocupação com aspectos ambientais e participação da comunidade na concepção e implantação.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias