Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

Confira algumas mudanças no CTB

Crianças com até dez anos dependem de altura para uso de cadeirinha

12 abril 2021 - 11h34Por Nathalia Pelzl

A partir de hoje (12), novas regras passam a valer pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Entre as mudanças, a chamada Lei da Cadeirinha, amplia o uso obrigatório do equipamento de acordo com a altura da criança. 

Se antes a exigência era para crianças até sete anos e meio de idade, agora passa a abranger menores com altura até 1,45 m. 

Apenas aos dez anos os meninos e meninas poderão ser transportados no banco da frente e os motoristas que descumprirem a nova lei estarão cometendo uma infração gravíssima e a multa para tal foi mantida no valor de R$ 293,47.

Para o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, a nova medida é importante, pois visa a segurança das crianças não apenas de acordo com sua idade, mas levando em conta a estatura o que tem muita influência em um acidente.

DADOS

Números divulgados pela Organização Criança Segura revelam que os acidentes de trânsito são a principal causa da morte acidental de crianças com idades até 14 anos no Brasil.

De acordo com os dados, todos os dias, pelo menos três crianças nessa faixa etária perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas pelo mesmo motivo.