Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Cidades

Deputada de MS diz que vai cobrar explicações sobre erro no Enem

Rose diz que problema com notas é um desrespeito com estudantes

21 janeiro 2020 - 11h57Por Nathalia Pelzl

A deputada federal Rose Modesto disse nesta terça-feira (21) que vai cobrar explicações sobre o erro nas notas do Enem e cobrar mais segurança.

Ela é sub-relatora do Enem na Comissão Externa do Ministério da Educação da Câmara dos Deputados, e pontuou que já havia pedido mais cuidados com a elaboração da prova.

"Apontei a possibilidade de um erro como esse, a troca de gabaritos, em meu relatório,  apresentado em dezembro do ano passado. É que ao analisar o processo como um todo, constatei e apontei a necessidade do MEC de adotar um maior rigor sobre as etapas da elaboração e da  aplicação das provas, desde a contratação da gráfica até a inscrição, bem como tornar público os critérios de escolha das questões a serem aplicadas e dos critérios da correção. O que não aconteceu", relata a deputada.

Rose disse que erros prejudicam os estudantes e que medidas serão tomadas para evitar erros futuros.

Rose afirma ainda que vai exigir explicações do MEC, principalmente de qual falha no processo para que fosse possível a gráfica trocar gabaritos sem que nenhum fiscal do MEC percebesse. "Queremos saber com precisão a quantidade de estudantes prejudicados, se foi realmente à apontada pelo Ministério e o mais importante, o que será feito para evitar erros futuros. É preciso garantir a lisura do ENEM, que é o maior processo de acesso ao Ensino Superior do país", destaca a deputada.