A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

há 4 anos

A+ A-

Durante outubro, hospital oferece exames gratuitos para prevenção do câncer de mama

O público-alvo da campanha são mulheres com idades de 45 a 60 anos

Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (1°), a nova sede Rede Feminina de Combate ao Câncer e abertura da Campanha Outubro Rosa de mamografias gratuitas, na Rua Marechal Rondon, no Bairro Amambaí, em Campo Grande.

Com atrações musicais, pipocas e picolés, o evento foi aberto ao público. No mês de outubro, serão distribuídas 85 senhas por dia, a partir das 7h. Para receber atendimento é preciso estar com documentos pessoais: RG, CPF e cartão do SUS.

O público-alvo da campanha são mulheres com idades de 45 a 60 anos. Mulheres com histórico da doença na família deverão procurar o hospital antes do exame para fazer uma avaliação.

Exames frequentes

Acompanhando uma sobrinha que trata de câncer do colo de útero na unidade, a dona de casa Aparecida Teixeira da Silva, de 60 anos, aproveitou a ocasião para fazer a mamografia. Ela é natural de Rondonópolis e veio para Campo Grande para cuidar da sobrinha de Chapadão do Sul.

“Faço todo anos, hoje nem vim para fazer, mas me entregaram o papel e eu aproveitei a oportunidade e vou fazer. Tem muitas pessoas que não fazem por vergonha, mas deveriam fazer mesmo assim”, disse.

Enfrentando o preconceito

Maria Inês, de 70 anos, é aposentada e faz parte do grupo de voluntários da Rede Feminina. Ela comenta que apesar de existir ainda um pouco de vergonha, as mulheres estão buscando mais.

“Eu vejo que a procura, apesar da vergonha, tem aumentado no dia a dia, pois infelizmente a doença está atingindo mais pessoas. O câncer não escolhe idade, então a procura é grande, mas ainda tem resistência. Infelizmente tem muito preconceito, então, para amenizar, doamos perucas, lenços, toucas, além de sutiã com enchimento, apenas para pacientes do SUS”, destaca.

Voluntariado na luta contra o câncer

Sobre a decisão de ser voluntária, ela conta como foi o processo e fala como é gratificante “Eu já conhecia o trabalho da Rede, mas fui chamada por uma amiga para conhecer. Eu estava aposentada e com tempo livre, então optei por dedicar meu tempo ao próximo. Não tem palavras para explicar, é uma coisa no nosso íntimo, o amor  você não se expressa por palavras, você se expressa por ação. É muito gratificante”, diz emocionada.

Para ser voluntário é preciso ter disponibilidade de pelo menos um dia da semana para atuar nas funções, seja nas vendas no brechó/bazar, na lanchonete, ou em alguma outra atividade da Rede.

O presidente do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Aldo Teló, reforça que as mulheres procurem a unidade para atendimento.

“As pessoas, às vezes, ficam desconfortáveis para fazer, mas é importante que elas compareçam ao hospital. Esse mês temos a oportunidade de fazer o exame sem custo algum para o paciente. As mulheres de Campo Grande e região procurem o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que está oferecendo 85 exames por dia, com apoio da Carreta de Saúde do SESC. Venham, façam parte, disponham do nosso serviço, pois estamos de coração aberto para fazer”, finaliza.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias