Mato Grosso do Sul ainda não teve um frio 'de lascar' neste ano até então, mas é bom a população se preparar, pois na virada de maio para junho, a tendência é que o frio intenso retorne e com força máxima.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) traz na previsão do tempo que a mudança no tempo começa a ser sentida entre os dias 27 e 28 de maio por conta do avanço de uma frente fria.
Por conta disso, é esperado que as chuvas também retornem em grande volume e trazendo impactos diretos nas temperaturas, combinando com a frente fria e provocando assim o início da queda das mínimas.
Mas não é somente isso. O Cemtec ainda pontua que logo após a passagem da frente fria, quem chega é a massa de ar mais frio, trazendo ainda mais potência para o frio e resultando nas quedas mais acentuadas das temperaturas.
Como efeito de comparação, a penúltima semana de maio é marcada por mínimas variando entre 17° e 20°C em algumas regiões, mas com a presença dessa massa de ar frio, as mínimas estarão na casa dos 5°C ou até menos, pois há risco de geada.
Vale destacar que por conta dessa geada ou também chuvas, as mínimas poderão ficar abaixo desse valor, intensificando ainda mais a presença do frio no início do mês de junho.
Enquanto ele não chega, Mato Grosso do Sul se mantém com sol forte, intenso e máximas sempre acima dos 30°C em todas as regiões.