Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Cidades

Em fórum de caciques, índios dizem a novo coordenador que Funai é ausente nas aldeias

Coronel Sant'anna também apresentou propostas para levar assistência aos povos tradicionais

17 novembro 2016 - 09h30Por Thiago de Souza

O coronel Sant'anna, novo coordenador regional da Funai em Campo Grande, participou do Fórum dos Caciques de Campo Grande, nessa quarta-feira (17), na Reserva Água Bonita. No encontro, o militar disse que expôs suas propostas para a área, ouviu reivindicações e conquistou a adesão de vários indígenas. A omissão da fundação com o indígena foi o assunto que dominou o evento

''Sentimos a reivindicação deles e por quê eram contra meu nome. Conforme fui explicando minhas propostas, eles foram entendendo que estamos ali para ajudar'', relatou Sant'anna.

No encontro, o coordenador regional ouviu dos indígenas reclamações como falta de apoio na saúde indígena, na escola, acesso  e segurança. ''O que eles mais reclamam é que a Funai não chega no final da linha, essa foi a grande reclamação'', explicou o coronel, que manteve seu primeiro contato com os indígenas locais na segunda-feira. "Muitos disseram que estão lá a anos e nunca tiveram a presença da Funai'', concluiu.  

O coordenador regional da Funai explicou que a maior resistência quanto a seu nome vem do Conselho Terena, que segundo ele está reunido em Miranda ou Aquidauana. "Eles radicalizaram, não me aceitam, precisam entender que o atual modelo não deu certo, já o Fórum dos Caciques entendeu que minha nomeação é uma tentativa do governo de tratar os assuntos fundiários e indígenas na região'', explicou.

Sobre a ocupação da sede da Funai, em Campo Grande, feita por acadêmicos indígenas na tarde do dia 10 de novembro, contrários a nomeação do coronel Renato Vidal Sant'anna para a fundação, o coordenador disse que vai procurar a AGU (Advocacia Geral da União) para obter informações e solicitar o pedido de reintegração de posse da fundação.