ALMS CONTAR 25/06 A 27/06
(67) 99826-0686
PMCG - SLOGAN 17/06 A 30/06

Em fórum de caciques, índios dizem a novo coordenador que Funai é ausente nas aldeias

Coronel Sant'anna também apresentou propostas para levar assistência aos povos tradicionais

17 NOV 2016
Thiago de Souza
09h30min
Na coordenação da Funai, coronel Sant'anna ouve pedido dos índios Foto: Diário Corumbaense

O coronel Sant'anna, novo coordenador regional da Funai em Campo Grande, participou do Fórum dos Caciques de Campo Grande, nessa quarta-feira (17), na Reserva Água Bonita. No encontro, o militar disse que expôs suas propostas para a área, ouviu reivindicações e conquistou a adesão de vários indígenas. A omissão da fundação com o indígena foi o assunto que dominou o evento

''Sentimos a reivindicação deles e por quê eram contra meu nome. Conforme fui explicando minhas propostas, eles foram entendendo que estamos ali para ajudar'', relatou Sant'anna.

No encontro, o coordenador regional ouviu dos indígenas reclamações como falta de apoio na saúde indígena, na escola, acesso  e segurança. ''O que eles mais reclamam é que a Funai não chega no final da linha, essa foi a grande reclamação'', explicou o coronel, que manteve seu primeiro contato com os indígenas locais na segunda-feira. "Muitos disseram que estão lá a anos e nunca tiveram a presença da Funai'', concluiu.  

O coordenador regional da Funai explicou que a maior resistência quanto a seu nome vem do Conselho Terena, que segundo ele está reunido em Miranda ou Aquidauana. "Eles radicalizaram, não me aceitam, precisam entender que o atual modelo não deu certo, já o Fórum dos Caciques entendeu que minha nomeação é uma tentativa do governo de tratar os assuntos fundiários e indígenas na região'', explicou.

Sobre a ocupação da sede da Funai, em Campo Grande, feita por acadêmicos indígenas na tarde do dia 10 de novembro, contrários a nomeação do coronel Renato Vidal Sant'anna para a fundação, o coordenador disse que vai procurar a AGU (Advocacia Geral da União) para obter informações e solicitar o pedido de reintegração de posse da fundação.

 

Veja também