Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Em MS, Jogos da Melhor Idade retornam com a participação de 13 municípios

A primeira etapa acontece em Três Lagoas entre os dias 10 e 14 de novembro

09 novembro 2021 - 12h36Por Rayani Santa Cruz

Após mais de dois anos, os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul estão de volta. A competição organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), retorna primeiramente com disputas nas modalidades bocha e voleibol adaptado. A etapa tem Três Lagoas como sede, entre os dias 10 e 14 de novembro.

No total, vão participar 255 idosos-atletas (132 no feminino e 123 no masculino) de 13 municípios: Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Selvíria e Três Lagoas. A idade mínima dos participantes é de 60 anos.

Estímulo

Além do estímulo à prática esportiva, os Jogos promovem bem-estar físico, resgatam a autoestima e propiciam o convívio social dos participantes. “É uma alegria poder notar que estamos vencendo a Covid-19, trazendo de volta os eventos esportivos em Mato Grosso do Sul, principalmente destinados à terceira idade, um dos grupos mais impactados pela pandemia”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Para a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas, Karina Pereira Quaini, os Jogos da Melhor Idade são um dos eventos mais importantes da gestão. “Temos muitos atletas idosos em nosso estado, que esperam ansiosamente pelos Jogos, não só para competir, mas também para interagir e reencontrar amigos. Esses que passaram muito tempo isolados por conta da pandemia e vão retornando aos poucos à rotina normal. Então, é um momento de enorme alegria que o Governo do Estado proporciona a essas pessoas”.

A bocha será disputada em cancha montada no Centro de Convivência “Tia Nega”. Já o voleibol adaptado terá dois locais de competição: o Ginásio Municipal de Esportes “Professora Cacilda Acre Rocha” e o Ginásio Poliesportivo “Professor Eduardo Antônio Milanez” (Lagoa Maior). Confira neste link o cronograma e a tabela completa de jogos.

Concurso Miss e Mister

Além dos confrontos na cancha e nas quadras, os idosos-atletas também vão desfilar na noite de sábado (13), na Arenamix. Trata-se do Concurso Miss e Mister Melhor Idade, que tradicionalmente integram a programação do Jogos. O objetivo da atividade é eleger dois participantes, um do gênero feminino e um masculino, que reúnam beleza física e desenvoltura, valorizando o charme, e a elegância dos candidatos, elegendo dentre todos os inscritos, como forma de promoção do envelhecimento saudável e ativo.

A comissão julgadora, composta por três membros, vai analisar os seguintes quesitos durante as apresentações: espontaneidade e carisma; simpatia e beleza física; charme e desinibição; presença cênica; postura e elegância ao desfilar. Os três primeiros colocados receberão medalhas e somente os vencedores receberão a faixa de Miss e Mister Melhor Idade de MS.