Empresários, representantes do poder público, de entidades de classe, instituições financeiras, de ensino e de pesquisa se reuniram ontem (21) no campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Nova Andradina para a solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento. O município está entre os quatro locais que recebem neste ano a iniciativa do Governo do Estado juntamente com o Sebrae e demais instituições do Sistema S.
Mais de 40 instituições estão envolvidas na ação que conta até esta quinta-feira com 200 atividades, entre palestras, mesas de debate, workshops; além de atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Sudeste do Estado, que abrange Nova Andradina e 15 cidades vizinhas.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, destacou a importância desta “primeira grande ação do PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) ”, lançado pelo governador Reinaldo Azambuja no mês passado. “Inaugura-se aqui uma série de iniciativas que visam promover o debate e apresentar as ferramentas necessárias para que os pequenos negócios sejam protagonistas do desenvolvimento do território, criando condições para se tornarem empresas de médio e grande porte”, afirmou Araújo.
Segundo ele, ao incentivar os pequenos negócios, que representam mais de 95% das empresas do estado, o poder público faz girar a economia, gerando emprego e renda. “É o alinhamento do setor público com o setor produtivo para construir um ambiente favorável. Este evento representa uma resposta à crise”, concluiu.







