sexta, 11 de julho de 2025

Busca

sexta, 11 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

27/07/2015 13:11

Estado adere a programa nacional de fortalecimento da igualdade racial

Caravana Pátria Educadora

A Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, firmou parceria com o Estado na manhã desta segunda-feira (27), para o Sinapir (Sistema Nacional de Promoção Racial).

Juntamente com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto (PSDB), a Ministra participou da quinta etapa nacional do evento. A caravana já esteve em quatro estados. O objetivo é a superação do racismo e promoção da igualdade.

Dentro do sistema, o Estado terá acesso aos recursos financeiros do Governo Federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política de igualdade racial. Neste ano, segundo a ministra Nilma, serão disponibilizados cerca de R$ 4,5 milhões para projetos em todo o Brasil. Entretanto, somente municípios e estados que possuem coordenadoria e conselho de Direitos do Negro podem ter acesso aos recursos.

"É importante fazer parte deste programa, para ampliar nos estados uma política pública, combatendo discriminação, o racismo, o preconceito que, infelizmente, no século XXI, ainda existe. A ministra nos propôs e nós firmamos esse pacto nacional. São cinco estados que já assinaram isso com a União e que isso possa se expandir  para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul", disse Azambuja.

Mato Grosso do Sul é o quinto estado brasileiro e o primeiro do Centro-Oeste a fazer parte do programa, que teve início em abril deste ano com a “Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo”. Dos 79 municípios do Estado, apenas Corumbá e Bataguassu possuem coordenadoria municipal de Promoção de Igualdade Racial e um Conselho de Direitos do Negro e foram as duas únicas cidades a aderir ao programa.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias