Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Cidades

Apesar de troca de laboratórios, MS manterá abastecimento de medicamentos gratuitos

Medida anunciada pelo Ministério da Saúde assustou usuários do SUS

23 julho 2019 - 14h04Por Nathalia Pelzl

Após o pronunciamento do Ministério da Saúde, sobre a suspensão de medicamentos produzidos por 7 laboratórios e distribuídos de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde), muitos questionamentos foram levados, principalmente pelas pessoas em tratamento de câncer, diabéticos e transplantados, beneficiados pela medicação.

Em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou que não há expectativa de desabastecimento, sendo que a suspensão do PDP faz com que o Ministério da Saúde volte a comprar os produtos prontos dos laboratórios.

A secretaria destacou ainda que a maior parcela das PDPS em fase de suspensão não chegou à fase de fornecimento.

Entenda o caso

O Ministério da Saúde suspendeu 19 PDPs (Parcerias de Desenvolvimento Produtivo) com laboratórios públicos que forneciam remédios aos SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o órgão, a medida é regular e orientada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), já que apresentava algumas irregularidades.

Em nota à imprensa, o Ministério destacou ainda que compras dos produtos vêm sendo realizadas por outros meios previstos na legislação, sendo que a medida não afeta o atendimento aos usuários.