A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

03/05/2016 09:31

A+ A-

Ex-secretário adjunto substitui Marcos Vera na coordenadoria do Gaeco

Ex-secretário adjunto de Justiça em Segurança Pública, Helton Fonseca Bernardes, irá assumir a coordenação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A indicação irá ocorrer na próxima semana, após o novo procurador-geral do Ministério Público, Paulo Passos, tomar posse do cargo na sexta-feira, 6 de maio.

No Diário Oficial do ministério Público desta segunda-feira (2), saiu a nomeação do atual coordenador do Gaeco, Marcos Alex Vera, para assumir o cargo de secretário-geral do Ministério Público. Ele havia anunciado que deixaria o núcleo de investigações do MPE ainda em dezembro, quando ameaçou abandonar o posto após polêmico relatório da Operação Coffee Break.

Recebendo muitas críticas pela ausência de provas concretas de suposto esquema para cassação de Alcides Bernal (PP), o promotor discutiu com o então procurador-geral Humberto Brittes. Em nota divulgada à imprensa, Marcos Alex afirmou que por "falhas de comunicação" ocorreram divergências internas, mas que o problema foi resolvido. Assim as investigações foram retomadas e a PGJ deve apresentar os resultados da Coffee Break nos próximos dias.

Currículo 

O procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes é filho de Ari Fonseca (in memoriam) e Waine Bernardes Fonseca. Foi aprovado no XI Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, em 19 de maio de 1992.

Foi titular da Promotoria de Justiça da comarca de Bela Vista no período de 1992 a 1993. No dia 26 de maio de 1993 foi promovido por merecimento para a primeira entrância, sendo designado para atuar na comarca de Corumbá, onde permaneceu até 1996. Foi removido, a pedido, para a comarca de Fátima do Sul em 10 de setembro do mesmo ano.

Em 30 de outubro de 1998 foi promovido para a entrância especial, sendo designado para atuar na Comarca de Dourados. Foi removido, a pedido, para a comarca de Campo Grande, em 24 de outubro de 2002, onde permaneceu até a presente data. Professor universitário por mais de dez anos, tendo lecionado na UFMS, Unigran, Uniderp e UNAES.

Autor de vários artigos e ensaios, destacando o livro publicado pela Sérgio Antonio Fabris Editora, com o título “Estratégias punitivas e legitimação”. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília – UnB e Mestre em Direito pela Universidade de Salamanca – Usal.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024