Ontem (30), por volta das 21h, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) entregou oficialmente a obra de revitalização da Avenida Guaicurus – requerida pelos moradores do entorno há pelo menos 20 anos e prometida pelo Executivo municipal há cerca de um ano. Desde quando foi licitada, no início da gestão Olarte, a execução da obra durou cinco meses e contou com investimento da ordem de R$ 12,6 milhões.
Ao longo dos 10,5 quilômetros de extensão, a avenida passou por um recapeamento, melhoria da sinalização de trânsito, iluminação e a implantação de um sistema de drenagem a fim de evitar os tradicionais alagamentos que causavam dor de cabeça aos moradores das regiões do Bandeira e Anhanduizinho.
A revitalização da Guaicurus havia ficado sob a responsabilidade do agora ex-secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação – o engenheiro civil Semy Ferraz – que pediu sua exoneração no dia do aniversário da Capital (26 de agosto). Alegando motivos particulares, o pedido foi assinado pelo prefeito e publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) nesta sexta (29).
Rapidez – A obra, segundo Olarte, foi uma das prioridades da Prefeitura diante dos pedidos de revitalização da avenida que liga as duas saídas da cidade – uma para São Paulo e a outra para Sidrolândia, afluindo em direção a 16 bairros da Capital. “Dei a maior celeridade possível a esta obra, pois é uma reivindicação antiga dos moradores” – disse Olarte durante a cerimônia de entrega da obra.
Para o empresário Cícero Marcos, 38, o recapeamento foi ótimo, porém, ainda há ausência de lombadas eletrônicas e semáforos. “Agora ficou muito perigoso. Com a pista lisa, todo mundo quer correr”, concluiu.
Falta da ciclovia – Haja vista a quantidade de caminhões pesados e intenso fluxo de veículos no local, a prefeitura ainda não começou a construir a ciclovia na Avenida Guaicurus. De acordo com o Chefe do Executivo, a empresa vencedora da licitação desistiu de começar a obra. “Só não estamos entregando a ciclovia hoje porque o projeto de licitação teve de ser refeito, já que a empresa vencedora do certame desistiu”, justificou.
O ciclista Renato Martins Xavier, 23 anos, vendedor, relatou que gostou do resultado da obra, entretanto, aguarda a conclusão da ciclovia. “Ficou legal, só falta mesmo a ciclovia. Agora é ter muita fé para sair no ano que vem.”
A Central de Compras da Prefeitura recebeu nesta sexta (28) as propostas das empresas que pretendem construir a ciclovia. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a nova licitação já foi feita e nos próximos dias será assinada a ordem de serviço para execução da obra que está orçada em R$ 803.352,77.
Festejo – Para animar o povo durante a entrega da Guaicurus revitalizada, a Prefeitura contratou o grupo de pagode Samba 10 e a dupla sertaneja Vitor & Vinícius. O evento contou com a participação dos secretários da administração municipal, além de vereadores.
Foto: Ernesto Franco
Próximo recapeamento – Ainda durante a entrega da Guaicurus, Gilmar Olarte prometeu que a próxima avenida a ser revitalizada será a Bandeirantes – conhecida pelas péssimas condições do asfalto e sinalização. Com alto fluxo de carros, caminhões e rota dos ônibus coletivos provenientes do Terminal Bandeirantes, a obra também é aguardada ansiosamente pela população no entorno.