Atuante desde o início da semana, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul, a frente fria parece começar a se espalhar por outras regiões e provocar mudanças climáticas consideráveis no que diz respeito as chuvas e potenciais temporais, como em Campo Grande, por exemplo.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (2) para as áreas centro-norte, leste e sudoeste do estado dizendo sobre a possibilidade de chuvas intensas ao longo de hoje, mas também se estendendo até a sexta-feira (3).
Campo Grande está inserida nesse alerta, assim como outras 39 cidades. De acordo com o alerta, as chuvas podem chegar de 20 a 30 milímetros, mas também no final do dia há a possibilidade do acumulado chegar até 50 milímetros. Os ventos também podem marcar presença com velocidade de até 60 quilômetros.
Diferentemente de outras ocasiões, a frente fria estará mais responsável na formação de nuvens carregadas e potenciais chuvas intensas em algumas regiões do estado, como na parte sul e sudoeste.
Sobre a possibilidade de esfriar novamente, apenas algumas cidades do sul, como Naviraí, Mundo Novo e região podem sofrer com mínimas na casa dos 13°C. Essa redução nas temperaturas é por conta do ar frio de origem polar que veio com a frente fria.
Enquanto as chuvas podem ser dominantes na semana, nessa transição de maio para junho, o frio perdeu força considerável.