Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Cidades

Funtrab realiza segunda edição do dia 'D'

23 setembro 2015 - 12h10Por Notícias MS

A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) realiza nesta sexta-feira (25) a segunda edição do “Dia D”, evento que vai reunir empresas e trabalhadores com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) com o objetivo de promover a conscientização sobre a inserção desse público no mercado de trabalho de Campo Grande e do interior do Estado.


As atividades serão realizadas das 7h30 às 17h na sede da Funtrab, que fica na Rua 13 de maio, 2773, em Campo Grande. Neste dia, o atendimento será feito somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS. O “Dia D” vai possibilitar o encontro entre os trabalhadores que também terão a oportunidade de serem atendidos pelos empregadores por meio dos processos seletivos.


Na programação serão oferecidas palestras, como a da Lei Complementar 142/2013 e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para trabalhadores e representantes de empresas. A intenção é esclarecer as dúvidas e os direitos dos beneficiários.


O evento ocorre em todos os Estados brasileiros e tem como parceiros as Superintendências Regionais do Trabalho, do Sistema Nacional do Emprego (Sine), INSS e vários órgãos governamentais parceiros.


“Dia D”


A iniciativa faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, cuja ideia partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, que apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais.


Com o sucesso da mobilização, o Ministério do Trabalho decidiu expandir a proposta a todos os executores do Sine, com as ações ocorrendo nas cinco regiões do país.


Estão envolvidos no “Dia D”, além do MTE, o Sine e secretarias de Trabalho, os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Turismo, das Cidades, da Educação e da Previdência, além do Instituto Nacional do Seguro Social e da Secretaria de Direitos Humanos.


Em 2014, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por meio dessa ação, que ocorreu em 30 de maio. Os Estados que captaram mais oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados.