A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

14/10/2013 13:40

A+ A-

Governador do Estado ressalta o desempenho na resolução dos conflitos de terras indígenas

Conflito

O governador André Puccinelli aproveitou o Encontro do Projovem Trabalhador e afirmou nesta segunda-feira (14), em que o governo do Estado tem reforçado presença e atuado com intensidade para resolução dos conflitos de terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

Três Comissões, coordenadas por uma Mesa Deliberativa, têm estudado por meio de levantamento das extensões e valores de 53 áreas pleiteadas como indígenas, bem como avaliado e analisado juridicamente as regiões que possuem áreas indígenas que possam ser adquiridas pelo governo federal e redistribuídas às comunidades indígenas. “O governo federal está sendo por nós alertado rotineiramente dos percalços que ocorrem e precisam tomar providências”, alertou o governador.

Segundo Puccinelli o governo tem cumprido seu papel nesta discussão sobre a demarcação de terras realizando constantemente reuniões com o Ministério da Justiça, representantes dos produtores rurais e indígenas.  “Não é por falta de alerta, nem por falta de participação do governo do Estado que a situação ainda não está solucionada”, informou o governador. “Temos feito grande dispêndio financeiro na compra das cestas alimentares, do Vale Universidade Indígena, do Aldeia Produtiva, dos tratores comprados com recursos próprios para atender a comunidade indígena de Mato Grosso do Sul, mas precisamos principalmente, ter [da União] um cronograma para cumprir a palavra emprenhada”, cobrou Puccinelli.

O governador ainda enfatizou que é preciso que Estado e União deem atenção à comunidade indígena. “Precisa que seja dada atenção aos patrícios indígenas e precisa ser dada atenção aos brasileiros brancos. Enfim, quando a União entender que todos nós somos brasileiros, não pela cor da pele, pela etnia ou pela cultura, quando a União considerar os patrícios indígenas brasileiros de verdade, eles resolverão o problema, enquanto isso o conflito se estabelece”, avaliou o governador.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias