TJMS AGOSTO 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
sexta, 12 de agosto de 2022 Campo Grande/MS
SENAI SUPER BANNER JULHO E AGOSTO 2022
SENAI MOBILE JULHO AGOSTO 2022
SENAI MOBILE JULHO AGOSTO 2022
Cidades

Governo conclui ciclo de encontros do PPA no interior

População de Ponta Porã discute as prioridades do governo para os próximos quatro anos

07 agosto 2019 - 08h00Por Da redação

Com o objetivo de popularizar e democratizar a gestão, o Governo do Estado concluiu nesta terça-feira (6.8), em Ponta Porã, o ciclo de encontros regionais de planejamento do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023 no interior do Estado. Os encontros anteriores aconteceram em Aquidauana, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. O último será realizado na próxima quinta-feira(10), às 14h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

O PPA define as prioridades para o próximo quadriênio nas áreas de saúde; assistência social; emprego; segurança; educação, ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento econômico e infraestrutura.  “A discussão do PPA aproxima a população dos projetos para o desenvolvimento do estado, colocando a sociedade a participar diretamente dessas diretrizes”, explica Flávio César, secretário adjunto de governo.

O evento foi realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e contou com a participação de gestores públicos, população e acadêmicos da instituição: " Abrir este debate, trazer novas ideias para a Universidade e fazer com que os alunos participem daquilo que eles podem construir, faz toda diferença - não apenas para a academia mas para toda a população beneficiada por essas ações", enfatizou a diretora do Campus da UFMS Ponta Porã, Claudia Carreira Rosa.

Para o coordenador de gestão estratégica, Thanner Nogueira, a realização do encontro na fronteira ressalta o respeito do governo com as particularidades regionais:  "Essa região precisa de projetos específicos de segurança pública e de serviços, devido à alta demanda do Paraguai,  incluindo as de brasileiros que fazem cursos na fronteira. Temos que considerar as ameaças e as oportunidades da região, como a Rota  Bioceânica, para a partir disso trilhar e estruturar bons projetos. Ponta Porã é um município muito representativo e forte economicamente, de forma que trazer as discussões do sul do Estado para cá, foi o fechamento que a gente precisava ", explicou.

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, participou da discussão enfatizando a importância dos investimentos em infraestrutura e saúde, para atender às demandas da região: “Ponta Porã é uma cidade pujante que requer investimentos em infraestrutura para atender o fluxo de turistas que chegam por aqui. Também acho muito importante fomentar a discussão sobre como podemos melhorar a  qualidade de vida da nossa população. Nesse sentido, precisamos melhorar a saúde oferecida aos nossos moradores e garantir recursos para atender as microrregiões que utilizam do serviço público de Ponta Porã”, concluiu.

PPA – Para que o governo possa desempenhar suas funções com critério, é necessário que haja um planejamento orçamentário, que estabeleça as prioridades da gestão. É para esse fim que a própria Constituição introduziu um modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público. Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo (04 anos) da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos.