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Cidades

12/04/2019 18:52

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Grupo argentino pede licença ambiental para porto em MS e governo celebra desenvolvimento do setor

Investimento inicial da empresa é estimado em R$ 110 milhões, com operação prevista para 2020

O grupo argentino Navios South American Logistics fez pedido de licença ambiental para instalar terminal portuário em Porto Murtinho. O governo de Mato Grosso do Sul celebrou a medida e estima que a região será polo exportador do estado.

A empresa do país vizinho é ma das maiores empresas em operação nas hidrovias da América Latina. O pedido de licenciamento foi feito junto à Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), na quinta-feira (11.4) em encontro com o titular da pasta, Jaime Verruck.

A Navios Logísticas projeta a construção de um porto multimodal para grãos e líquidos, com investimento inicial de R$ 110 milhões, entrando em operação em dezembro de 2020.

Para Verruck, a manifestação oficial da empresa em relação ao empreendimento consolida o plano estratégico do Estado de promover o desenvolvimento hidroviário para reduzir custos e assegurar competitividade a produção de Mato Grosso do Sul no mercado internacional. A escolha da Hidrovia do Paraguai como melhor opção para superar os gargalos em logística, segundo ele, também transformará a região de Porto Murtinho.

“Os investimentos em infraestrutura portuária mostram que o governo tomou uma decisão correta ao criar em 2005 o Programa de Estímulo à Exportação ou Importação (Proeip), fomentando o transporte pela hidrovia com incentivos fiscais e reabrindo o terminal de Murtinho, fechado há oito anos”, disse ele: “Hoje trabalhamos em um projeto ainda maior, com a consolidação da rota bioceânica, que também passará pela mesma região.”

Uma nova Paranaguá

A chegada de novos empreendedores e o crescimento vertical das exportações de grãos pela hidrovia, nos últimos anos, é resultante de uma política pública implementada pelo Estado, que viabilizou a hidrovia e busca implementar outros modais de logística, como a ferrovia. Verruck destacou que essa tomada de decisão do governador Reinaldo Azambuja tornou a hidrovia, abandonada por governos anteriores, em um meio estratégico de transporte.

“Quando o Estado tem uma política clara de incremento em logística os investimentos em infraestrutura são uma consequência, e Porto Murtinho hoje é a demonstração disso, com três grandes projetos de novos terminais em andamento”, ressaltou. “Com certeza, Murtinho se tornará a nova Paranaguá de Mato Grosso do Sul, concentrando o maior volume de exportações e importações de grãos, insumo e líquidos pelo Rio Paraguai”, completou.

O secretário considerou o projeto da Navios Logísticas arrojado, observando a determinação do grupo em iniciar as operações em um curto espaço de tempo – em dezembro de 2020. Citou que a estrutura a ser montada é multifuncional e contará com quatro tanques de 15 mil m³ cada, dando suporte às importações de derivados de petróleo, além de atender as demandas da refinaria a ser instalada no Estado com nafta e outros insumos.

Menor custo de transporte

O terminal com modelo de suporte e design de última geração terá capacidade para 80 mil toneladas de grãos (três silos e um armazém), além da estrutura de tancagem, com sistema ágil e eficiente de carga e descarga simultâneo e três posições independentes de barcaças. A estrutura prevista, conforme o projeto, vai agilizar o transbordo e reduzir a demora na movimentação das cargas no pátio e o tempo de trânsito na hidrovia.

“Estamos entusiasmados com a perspectiva de logística e negócios com esse porto”, afirmou o diretor-executivo do grupo, Cláudio Lopez, após se reunir com o secretário Jaime Verruck. “É uma região de potencial crescimento em infraestrutura e comércio, e acreditamos que reduzindo custos e acrescentando eficiências na cadeia de logística melhoraremos o poder da produção de Mato Grosso do Sul, além de gerar empregos”, acrescentou o empresário.

Fundada em 1955, a Navios Logísticas atende às necessidades de armazenamento e transporte marítimo de seus clientes por meio de terminais portuários, barcaças fluviais e cabotagem costeira. O negócio está focado em dois importantes mercados de transporte na América do Sul: o sistema hidroviário e o comércio de cabotagem ao longo da costa leste da América do Sul.

“Temos uma longa história de atuação na região”, disse Cláudio Lopez.

O grupo hoje transporta minérios de Corumbá e opera com porto seco em Nueva Palmira, localizado na confluência dos rios Paraná e Uruguai, e em San Antônio, no Paraguai. O porto de Murtinho oferecerá ao mercado, em especial ao agronegócio de Mato Grosso do Sul, um sistema operacional integral que consistirá em transportar os grãos e outras cargas até Nueva Palmira (Uruguai) e de lá chegar aos mercados europeus e asiáticos com menor custo e tempo.

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