SOLURB JULHO 4

quinta, 18 de julho de 2024

Busca

quinta, 18 de julho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Tempo

há 3 semanas

Inverno terá pouquíssima chuva e temperaturas acima da média em MS

Estação deverá ser predominantemente seca e com maior probabilidade de incêndios florestais

A tendência meteorológica para o inverno em Mato grosso do Sul será de altas temperaturas e poucas chuvas de julho a setembro. A projeção é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).

O inverno tem início nesta sexta-feira (21) e termina em 22 de setembro de 2024. Entre as quatro estações do ano, é considerada a que apresenta menores índices pluviométricos no Estado, ou seja, é o período conhecido como estiagem.

Conforme os dados históricos, climatologicamente, na metade norte do Estado as chuvas variam entre 25 a 100 mm e nas regiões sul, sudeste e sudoeste entre 150 a 300 mm. No entanto, neste ano, a tendência climática indica maior probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média histórica.

De acordo com o Cemtec, a tendência climática para o trimestre também indica que a temperatura do ar deve ficar acima da média para o período. Ou seja, será um inverno mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul.

O inverno terá a atuação da La Niña durante o trimestre, favorecendo a incursão mais frequente de massas de ar frio. Porém, o fenômeno deverá ser mais notável na primavera e no verão.

Essas condições meteorológicas previstas tornam o ambiente propício para ocorrência de incêndios florestais. Como consequência, ocorrerá uma intensificação dos níveis de alerta e probabilidade de incêndios florestais, destaca o órgão.

Atualmente, a maior parte do território do Estado encontra-se entre o nível de alerta de “Observação” e “Alerta”. Já os municípios das regiões central, leste, norte e nordeste de MS encontram-se no nível de “Alerta alto”. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO