Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

Jovens iniciam trabalho para estruturar Parlamento pela Água no MS

05 dezembro 2015 - 11h59Por Assessoria

Desde a posse dos selecionados para compor o Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), no dia 23 de novembro em Brasília, começou um trabalho para estruturar a instituição em cada estado. Um dos representantes do Mato Grosso do Sul no parlamento é o acadêmico de direito Johnny Mike Rodrigues, eleito coordenador de gestão no PNJA nacional. O outro representante de MS é José Henrique Pastorelli Júnior, de Dourados.

De acordo com o coordenador de gestão no MS, que é de Campo Grande, depois da posse o próximo passo é o PNJA se associar na Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), que deve ocorrer no mês de janeiro de 2016. A partir da filiação, os jovens parlamentares de cada estado iniciam a ramificação das ideias do parlamento, bem como aumentar a rede de colaboradores.

O processo para escolha do parlamento nacional foi criterioso com base curricular e depois votação popular, via internet. Os dois representantes de MS iniciam a partir de janeiro uma série de mobilizações pelos municípios informando sobre existência do PNJA, suas formas de trabalho e captando colaboradores que se interessam em colaborar com o parlamento por meio de sugestões que serão apreciadas pelo PNJA.

Johnny Mike explica que uma das grandes preocupações do parlamento, que também é internacional, é estabelecer metas para redução do aquecimento global, que é tema discutido na COP 21, que está ocorrendo na França neste mês. ‘O PNJA é formado por jovens lideranças interessadas em representar seus respectivos estados desenvolvendo projetos e debatendo o tema com a juventude local’, destaca.

O Parlamento Nacional da Juventude pela Água, composto por 27 representantes estaduais, é uma rede de jovens transformadores e facilitadores do conhecimento, engajados na construção cooperativa de uma cultura de sustentabilidade, que se disponibilizam a um contínuo aprendizado e que representam de forma crítica e emancipatória às atuais e futuras gerações, na construção de perspectivas melhores para todos.

Respeitando as diferenças e integrando gerações, o PNJA tem como objetivo propor ações de forma justa e ética, entendendo a água como bem comum, que precisa ser preservada e cuidada por todos.