(67) 99826-0686
PMCG - SLOGAN 17/06 A 30/06

Livro reúne crônicas de estudantes da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís

As crônicas desenvolvidas pelos alunos relatam fatos que eles mesmos vivenciaram em sua vida estudantil

14 DEZ 2016
Notícias MS
16h15min
Foto: Notícias MS

Os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, de Campo Grande, encerraram as atividades de 2016 da matéria optativa “Leitura, Interpretação e Ação” com a edição do livro “Crônicas de Jovens para Jovens”, escrito para despertar o prazer pela leitura e promover a reflexão acerca de tantos desafios que os jovens enfrentam. “As crônicas desenvolvidas pelos alunos relatam fatos que eles mesmos vivenciaram em sua vida estudantil ou que tomaram conhecimento a partir da família ou amigos”, explica a professora Gleice Maeoca Souza.

A atividade optativa busca instigar no estudante uma nova maneira de descobrir a leitura e a escrita de textos. Para isso, as atividades desenvolvidas em sala refletem o estudante enquanto produtor de suas ideias. “Incentivamos atividades que possibilitem ao aluno a constante integração entre teoria e prática. Ou seja, que oportunizem formação ética, autonomia intelectual, profissional e preparo básico para o exercício da cidadania em diferentes segmentos da sociedade e, principalmente, que estimulem o protagonismo juvenil”, destaca o diretor Paulo Antonio Castaldeli.

Logo que começou a atividade optativa, os estudantes já foram informados de que produziriam um livro de crônicas, com narrativas de uma temática mais juvenil. “Brevemente tomei como inspiração os fatos a minha volta, que rapidamente se alinharam e formaram estes relatos sem que eu precisasse fazer muito esforço. Foi uma experiência incrível”, afirma a estudante Rhayssa Formigoni Bexiga, autora de quatro crônicas do livro. Em “Timeline da Reflexão”, ela fala sobre aceitar as coisas como são e agradecer pelas pessoas que estão a nossa volta ou pelos momentos que vivemos.

Rhayssa também participou do processo de criação da capa do livro e garante que o aprendizado adquirido em todas as etapas deste trabalho nunca será esquecido. “Precisávamos pensar em algo atual, que pudesse chamar a atenção dos jovens. Então decidimos produzir uma capa no estilo Flat Desing, uma tendência 2016, que defende uma interface simples e sem muitos detalhes. Fizemos a tipografia do título ‘Crônicas de Jovens para Jovens’ misturando fontes que imitam a letra cursiva e a de bastão, a fim de trazer o leitor para o ambiente escolar. Adicionamos também um jogo de palavras relacionadas às crônicas feitas pelos alunos, para instigar sua curiosidade”, conta.

Veja também