A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

há 4 anos

A+ A-

Mãe relata envenenamento da filha por substância usada em slime

Bórax costuma ser usado para a produção das 'gelecas' que são febre entre as crianças; saiba quais são os riscos

Uma mãe compartilhou no Facebook uma situação que ocorreu com sua filha, mas que serve de alerta para outros pais. Cris Pagano, mãe de Valentina, contou que a menina foi internada há uma semana com quadro de gastroenterite. No entanto, após uma profunda investigação, foi constatado que a criança, na verdade, teve um envenenamento por borax, componente usado para a produção de slime.

O slime é uma massinha colorida, com aspecto gosmento, que pode ser manuseada com as mãos. O brinquedo pode ser feito em casa e tem sido muito usado por crianças e adolescentes.

Em seu perfil no Facebook, Cris Pagano contou que Valentina foi internada há 8 dias. Ela disse que foi realizada uma bateria de exames na filha e que todos estavam dentro do normal. Somente uma tomografia mostrou um aumento nos linfonodos intestinais. Mesmo medicada e tomando remédios contra enjoo, Valentina continuava piorando. Os médicos então diagnosticaram que ela teve um envenenamento por contato com bórax.

Perigos do bórax

O bórax é uma substância alcalina que pode ser encontrada em produtos de limpeza domésticos e em âmbito industrial.

De acordo com a dermatologista Mariana Paschoaleto Badaró, a ingestão ou inalação da substância pode acarretar complicações como irritação no trato respiratório, náusea, vômitos e diarreias. E em contato com a pele, pode resultar em vermelhidão, prurido e dor.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bóráx, ou Borato de Sódio pode ser facilmente comprado pela internet, em pó. Alguns anúncios, inclusive, expõe a substância como ativador de slime.

O slime é seguro?

Infelizmente, casos de intoxicação ou irritação na pele podem ocorrer com a produção de slime. No entanto, existem ingredientes mais seguros que podem ser usados na produção da geleca. Os ingredientes que costumam compor o Slime são: cola, bicarbonato de sódio, espuma de barbear, sabão em pó e líquido e corantes. Existem diferentes tipos de receitas e nem todas usam os mesmos ingredientes, mas de forma geral esses são os itens usados para a produção do brinquedo. Segundo o professor de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rogério Aparecido, também doutor em saúde pública, de forma geral não há problema em os materiais do slime terem contato com a pele da criança. No entanto, é importante se atentar à medida de cada um.

"O fato de ter cola requer atenção dos pais. Cola branca é feita à base de PVA e em contato com a pele pode causar irritação nos olhos e na pele. Da mesma forma, a espuma de barbear também pode causar irritação na pele e nos olhos", explica Aparecido. A dermatologista Mariana Paschoaleto Badaró alerta que é importante ter cuidado para que a brincadeira não prejudique a saúde da criança. "A pele das crianças ainda está em desenvolvimento e, portanto, elas são mais suscetíveis ao aparecimento de lesões inflamatórias e irritativas, por exemplo quando em contato com substâncias que podem ser usadas no slime", ressalta.

De acordo com ela, é necessário que os pais fiquem atentos às crianças que têm atopia ou dermatite atópica. "A barreira cutânea e a pele nessas crianças são mais sensíveis. Com isso surge o eczema, que são pequenas placas vermelhas que coçam e causam sensação de ardor". Segundo ela, os locais mais comuns em que se manifestam são as dobras dos braços e das pernas, mas também podem se manifestar ao redor dos olhos, na face e couro cabeludo. Além dos ingredientes do slime, também é necessário prestar atenção ao contato da massinha com sujeira. Lembramos que o slime é gelatinoso e possui cola em sua composição - portanto, se cair no chão ou tiver contato com uma superfície suja, a poeira pode acabar grudando na superfície. Caso a criança não perceba e coloque o material em contato com boca ou olhos pode haver risco de contaminação.

Quem pode brincar com o slime

Mariana orienta aos pais que deixem as crianças brincarem com o slime somente após os seis anos. Também é válido evitar fazer slimes com componentes que a criança não entra em contato no dia a dia e preferir ingredientes hipoalergênicos e dermatologicamente testados.

Caso a criança já esteja envolvida com essa brincadeira, é fundamental orientar a lavagem das mãos com água pura em abundância e o uso de hidratantes para a pele das mãos após o contato com o slime, principalmente nas crianças que possuem dermatite atópica.

Caso a criança já esteja envolvida com essa brincadeira, é fundamental orientar a lavagem das mãos com água pura em abundância e o uso de hidratantes para a pele das mãos após o contato com o slime, principalmente nas crianças que possuem dermatite atópica.

Receita para fazer o slime sem bórax

1 xícara de chá de cola branca 1 xícara de chá de espuma de barbear 1 pote para misturar Água boricada Tinta guache ou corante para decorar

Modo de preparo

Coloque a cola no recipiente, acrescente a espuma de barbear e misture. Quando os ingredientes formarem uma massa homogênea, acrescente a água boricada com um conta gotas e continue misturando.

É importante não colocar muita água boricada para não passar do ponto.

Assim que a água boricada for absorvida, a massa ficará com um aspecto pegajoso. Quando chegar a esse ponto, o slime estará pronto.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024