Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Maioria dos leitores é favorável à ‘Lei da Mordaça’ em Campo Grande

11 abril 2016 - 15h14Por Kamila Alcântara e Anna Gomes

Os leitores demonstram que são à favor da Lei que proíbe a discussão sobre sexo e política nas escolas da Capital. É o que demonstra o resultado da enquete lançada pelo TopMídiaNews, onde 70% dos internautas são favoráveis e apenas 30%  se posicionou contra.

O projeto do vereador Paulo Siufi (PMDB) foi aprovado no último dia 31 e, em uma das suas “orientações”, determina que as escolas tenham cartazes que falam o que o professor pode ou não deve debater em sala de aula. Entre as normas, está as diretrizes de gênero e sexualidade, socioculturais e políticas.

Na última semana, docentes tomaram a sessão da Câmara, com a maioria contra, pois consideram que o projeto é um “retrocesso ao sistema democrático” e que o “extremismo foi o maior causador de violências”. O vereador Eduardo Romero (Rede) já afirmou que essas normas podem criar um ambiente hostil à diversidade sexual e à identidade de gênero, além de esvaziar o conteúdo de disciplinas como filosofia e sociologia.

Por outra lado, após as duras criticas, Paulo Siufi explicou que a proposta de afixar cartazes que orientam o professor sobre temas que dele deve ou não debater durantes as aulas não impede ninguém de abordar temas importantes para formação do estudante, mas que os estudos não devem ser tratados com “paixão”.

É importante destacar que, mesmo apontando 70% a favor do projeto de Lei, a enquete não tem cunho cientifico, demonstra apenas a opinião dos leitores do site.