domingo, 15 de junho de 2025

Busca

domingo, 15 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

11/07/2022 16:55

Manutenção veicular é orientação para viagem segura nas férias

Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, é preciso ficar de olho nas recomendações das fabricantes expostas

Estamos no mês de julho, período de férias escolares, e momento em que muitos pais aproveitam para conciliar uma folga do serviço e viajar com a família. 

Se a família optar por viajar de carro, é preciso ficar atento às condições do veículo, para garantir um percurso tranquilo sem surpresas e gastos indesejados.

Engenheiro mecânico Pablo Luiz Ferreira Alves enfatiza que ainda que, mesmo o veículo não apresente problemas ou necessidade de manutenção, pegar estrada sem uma vistoria prévia não é uma boa ideia.

“Embora demande tempo, voltar os olhos para esse cuidado é sinônimo de evitar danos no automóvel, gastos e o mais importante: garantir a segurança de amigos e familiares que compartilham a viagem”. 

Na lista básica de inspeção, o especialista destaca o planejamento, como levar, por precaução, uma caixa de ferramentas, estudar o percurso e verificar se há postos de parada e postos de combustível é prudente.

Pablo destaca ainda a questão da documentação. 

“Portar habilitação é lei e deve ser respeitada. Portanto, deve-se conferir data de vencimento da CNH, bem como as condições de uso do seguro automotivo, caso possua”, explica. 

Além disso, ele pontua sobre as condições do pneu.  “Essa é a base do veículo e não pode ficar de lado, já que é responsável por manter a aderência ao solo. É fundamental conferir a calibragem. Então, nada de pneu careca e estepe inutilizável”, orienta. 

O alinhamento e balanceamento também se fazem necessários, assim como bateria, faróis, óleo e fluídos. 

O engenheiro mecânico tem papel determinante, pois é responsável por trabalhar viabilidade e custos envolvidos desde a fabricação até a facilidade de condução, durabilidade do automóvel, dinâmica, desempenho e ergonomia do veículo. No dia a dia, Pablo destaca a importância de realizar a avaliação com um profissional de confiança. “Não há como dispensar a vistoria atestada por um profissional de confiança que entenda do assunto. Ele certamente explicará as vantagens de se optar por uma manutenção preventiva, em vez de recorrer à manutenção corretiva”, destaca. 

Feita periodicamente com o objetivo de reduzir ou impedir falhas e defeitos no carro, a manutenção corretiva deve ser intensificada no período de baixas temperaturas, já que o clima frio pode contribuir para que os automóveis apresentem problemas de funcionamento e performance dos mais variados tipos. “Bateria, cabos e velas de ignição estão ligados ao sistema de partida, responsável por ligar o automóvel e podem apresentar problemas, principalmente quando falamos em carros com mais de cinco anos de fabricação”, conclui.

Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, é preciso ficar de olho nas recomendações das fabricantes expostas no manual do proprietário para garanta uma viagem tranquila e segura. 
 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias