A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

16/10/2020 19:00

A+ A-

Médico da UPA Vila Almeida se comunica em Libras com paciente surdo e surpreende

Na visão do médico, inclusão é essencial e mostrar isso ao paciente é gratificante; atitude ganhou as redes sociais

Aos 24 anos, o clínico geral Carlos César Simioli Garcia Filho ficou surpreso ao receber um elogio sobre algo que acredita que deveria ser essencial.

Na última quarta-feira (14), enquanto cumpria expediente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, ele atendeu um paciente surdo usando Libras (Língua Brasileira de Sinais) para se comunicar.

A atitude gerou surpresa e fez com que o intérprete do paciente contasse a situação nas redes sociais.

“Hoje fui a UPA da vila Almeida acompanhar um amigo surdo em uma consulta, mas para a minha surpresa o médico que nos atendeu sabia Libras, praticamente não precisou do meu auxílio, o próprio doutor atendeu meu amigo, tudo em Libras (ótima comunicação, perfeita e fluente).  Fiquei extremamente feliz em poder presenciar este momento.  Por isso peguei o nome dele, para informar a comunidade surda”, disse o rapaz.

O TopMídiaNews entrou em contato com o médico para falar sobre a situação. Ele contou que está formado há quase um ano e que já havia se comunicado com outros pacientes na mesma situação.

“Eu já havia atendido outros pacientes surdos. Alguns só. Dessa vez, foi um paciente que veio com intérprete, mas eu pude atendê-lo diretamente. Geralmente os pacientes precisam de um intérprete e nem sempre tem alguém disponível. Às vezes ir com intérprete pode ser até constrangedor a depender da queixa do paciente, perde um pouco do sigilo médico-paciente, então saber Libras é muito importante a fim de garantir esse direito ao paciente de acesso à saúde”, disse.

O médico fez o curso básico de Libras pela igreja. “Depois eu comecei a interpretar lá e quando iniciei a faculdade teve umas atividades voltadas para acessibilidade. Foi quando comecei a usar a Libras para o atendimento. É muito gratificante ver que o paciente fica feliz quando o médico sabe Libras. É algo muito importante para o paciente surdo”.

O profissional destaca que, caso a pessoa tenha interesse em fazer o curso, procure pela Capital. "Aqui no CAS eles oferecem direto e de forma gratuita, é algo essencial". 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024