Menu
sábado, 08 de maio de 2021
mais social 05 a09/05/2021
Cidades

MS declara estado de emergência ambiental por seis meses

O decreto permite ainda que o governo do Estado contrate ou adquira bens ou serviços em caráter emergencial

03 maio 2021 - 11h48Por Dany Nascimento

O governo de Mato Grosso do Sul declarou nesta segunda-feira (3), estado de emergência ambiental pelo prazo de 180 dias. A medida amplia poderes às forças de segurança para agir na prevenção, combate e salvamento de vítimas de incêndios florestais.

Conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB),  o decreto permite ainda que o governo do Estado contrate ou adquira bens ou serviços em caráter emergencial. 

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destaca que o Estado já vinha se preparando para fazer o enfrentamento da situação, tendo em vista o baixo volume de chuvas do Verão passado, o que torna propício para a ocorrência de incêndios florestais no Inverno.

O plano de manejo integrado de fogo, instituído recentemente pelo Governo do Estado também é lembrado pelo secretário como uma importante ferramenta no combate aos incêndios florestais.

No caso de incêndios, foi criado um grupo técnico de resgate de animais.

O titular da Semagro ainda destacou a aprovação do Projeto Pró-Pantanal, no âmbito das micro e pequenas empresas.

O governo do Estado também destinou um montante de R$ 53 milhões para investimentos em equipamentos e infraestrutura, com a aquisição de 12 caminhões para transporte; 13 caminhões-tanque; 1 aeronave AirTractor 802F; construção de dois quarteis, sendo um em Água Clara, com aeródromo específico para o combate de incêndios e outro em Ribas do Rio Pardo.