O comércio de Ms está contratando trabalhadores temporários desde o mês de outubro, para atender às demandas para as compras de fim de ano e, assim, deve fechar 2022 com aproximadamente 20 novas contratações, de acordo com as estimativas da Fetracom-MS (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul).
Para o presidente da Fetracom, a economia deve ficar aquecida com o 13º salário. “Não temos dúvida de que teremos um final de ano com a economia bem aquecida, principalmente com a introdução de milhões de reais referentes ao pagamento do 13º salário dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada como pública”.
A estimativa de 20 mil novos profissionais no mercado até o final do ano se deve, segundo ele, a esse acompanhamento de perto do mercado, desenvolvido também pelos inúmeros sindicatos de empregados no comércio das principais cidades de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, por exemplo, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Carlos Sérgio dos Santos, estima que serão contratados 6 mil profissionais de vendas. Grandes municípios como Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Miranda, Paranaíba, Coxim e tantas outras, também estão criando milhares de oportunidades de emprego no comércio.
Douglas Silgueiro também acredita que muitos desses profissionais acabarão sendo efetivados no quadro das empresas porque a economia deverá melhorar cada vez mais a partir de 2023, com a posse do presidente Lula.