A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

26/01/2021 14:35

A+ A-

MS tem 2 mil inscritos no Enem digital; confira dicas

São 1,8 mil inscritos em Campo Grande e 200 em Dourados

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes na vida dos estudantes, que se preparam durante anos para a escolha da futura profissão. Neste ano, onde a pandemia do novo coronavírus ainda não foi superada, 2 mil alunos se inscreveram na modalidade digital.

São 1,8 mil inscritos em Campo Grande e 200 em Dourados. No entanto, ao contrário do que dá a entender, o acesso à prova não será feito de casa e sim em instituições selecionadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A intenção do Ministério da Educação, inclusive, é que essa modalidade substitua 100% as provas tradicionais até 2026. O professor Guilherme Vargas, que dá aulas de Química a alunos pré-vestibulandos de todo o Brasil há duas décadas, preparou um guia rápido para quem vai encarar o Enem digital no fim de semana. Confira:

  • Modelo: no que diz respeito à estrutura da prova, ela é a mesma da versão tradicional. "Serão dois fins de semana de exames, com 4 provas objetivas contendo 45 questões cada uma e uma prova de redação que, por sua vez, será no modelo tradicional, manuscrita.  O tempo de prova também é o mesmo, com cinco horas e meia de duração no primeiro domingo e cinco no segundo domingo. As questões, é claro, serão diferentes da prova ministrada nos fins de semana anteriores, mas terão níveis de dificuldade semelhantes", afirma.
  • Segurança: os computadores para a realização da prova são preparados especialmente para o ENEM. Sendo assim, o candidato não consegue utilizar softwares instalados nele e tampouco navegadores para acessar a Internet. Além disso, ele também não consegue fazer alguns comandos de teclado, como alt+tab, por exemplo. O ambiente virtual é totalmente dedicado à prova.
  • Ingresso: não há nenhuma diferença entre a validade das notas das modalidades presencial ou digital do Enem. Com ambas é possível ingressar no Ensino Superior, por meio do Sisu, ProUni e FIES. Além disso, sua pontuação também será aceita por instituições particulares que aceitam o ingresso direto utilizando sua nota no Exame Nacional. 
  • Treino online: para Guilherme uma boa forma de se preparar para a prova digital é também estudando de forma digital. "Fazer simulados online, contabilizando o tempo é uma ótima dica. Utilizar plataformas digitais pode  ajudar muito no seu desempenho e a notar quais pontos merecem mais atenção", pontua. 
  • Caneta e máscara: apesar de ser realizada pelo computador, assim como na modalidade presencial, é necessário levar caneta esferográfica de tubo transparente da cor preta.  Cada candidato receberá folhas de rascunho para fazer cálculos das provas de Matemática e Ciências da Natureza, mas, não terão folhas de respostas. Estas deverão ser marcadas pelo computador. O candidato também só poderá permanecer na sala se estiver utilizando a máscara corretamente. 

Guilherme Vargas também destaca que é necessário ter calma e bastante atenção nessa prova. "É um exame como o tradicional, só tem um formato diferente. Por se tratar de uma novidade, é preciso bastante concentração e tranquilidade. Lembre-se, aluno, você está preparado para essa etapa e pode dar o melhor de si, independente do tipo da prova", incentiva.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024