A imagem de Emas foi feita pela servidora pública Herica Bortolini, quando se deslocava para o trabalho.
Segundo o site Jaridm Notícia Online, Herica seguia para a prefeitura, quando viu os animais e decidiu registrar a cena.
"Foi uma grande e grata surpresa ver a 'dona ema' passeando com seus pequenos pelas ruas tranquilamente. A natureza é linda! O registro está correndo nas nossas redes sociais", detalhou Herica.
Entretanto, entre a espécie, são os machos que chocam e acompanham o desenvolvimento dos filhotes.
Herica registrou a "Dona Ema" com os mais de 10 filhotes passeando pela cidade. A servidora disse que ver os animais na região urbana foi interessante.
Os flagrantes não são incomuns na cidade. "Aqui é mais comum outros animais como garças, até mesmo capivaras, temos inclusive uma cutia albina que vive no Parque Ecológico da cidade".
Emas machos são responsáveis por chocar e cuidar dos filhotes — Foto: Gustavo Gaspari
Os machos dessa espécie tão comum em Mato Grosso do Sul são responsáveis por inúmeras etapas do desenvolvimento dos filhotes desde o ovo.
A principal espécie observada no estado é chamada de Rhea americana. De acordo com o biólogo Gustavo Gaspari, durante a fase de reprodução, os machos se juntam com até seis fêmeas. Eles preparam o ninho, enquanto elas depositam até 30 ovos no mesmo local.
“O macho reúne os ovos delas e cuida mesmo daqueles que não são dele. Ele que participa de toda a formação dos filhotinhos e elas buscam outros parceiros para continuar a espécie”, explicou