Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

Mutirão de combate ao câncer de pele é realizado neste sábado

O evento terá 40 médicos voluntários oferecendo atendimento em Campo Grande e Três Lagoas

05 dezembro 2019 - 17h13Por Dany Nascimento

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Câncer de Pele, terá início no próximo sábado (7), a campanha Dezembro Laranja no Hospital Adventista do Pênfigo. O nome da campanha vem da cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados.

Com o slogan “Um Sinal Pode Ser Câncer de Pele”, haverá um mutirão de atendimentos gratuitos realizado por médicos dermatologistas e equipe multiprofissional para orientação e diagnóstico à população, realizada com iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

No Brasil são 4 mil médicos dermatologistas voluntários que vão atender em mais de 130 postos de atendimento. Em Mato Grosso do Sul, serão 40 médicos voluntários oferecendo atendimento em Campo Grande e Três Lagoas.

Segundo a coordenadora da campanha, a dermatologista Lidiane de Oliveira Costa Nanni, “a expectativa é que mais de mil pessoas sejam atendidas na capital”. Os pontos de atendimento em Campo Grande serão no Hospital Adventista do Pênfigo e no Hospital Universitário.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 180 mil novos casos só neste ano. O tipo mais comum é o câncer não melanoma, que possui baixa letalidade e maior frequência. Já o tipo melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele.

A doença pode se assemelhar a pintas, por isso, conhecer bem a pele faz a diferença na hora de detectar qualquer anormalidade no corpo. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.