Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Na Sejusp, Barbosinha recebe a missão de reduzir índices de roubos em MS

01 abril 2016 - 11h12Por Diana Christie e Rodson Willyams

Com os índices de roubos e furtos em crescimento, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha, toma posse nesta sexta-feira (1º) com a missão de reduzir a violência em Mato Grosso do Sul. A meta prioritária tem como base as estatísticas de ocorrências no Estado.

Durante a solenidade de posse, que acontece na sede da Governadoria, o ex-secretário Silvio Maluf fez um breve balanço de sua atuação na Sejusp durante os últimos um ano e três meses. Segundo ele, houve uma redução de 16,07% dos crimes letais, 19,3% nos registros de homicídios dolosos (com intenção de matar) e de 4% nos homicídios culposos.

No entanto, os dados relacionados aos crimes de furtos e roubos ainda são preocupantes e deixam o Estado em alerta, principalmente em Campo Grande, onde foi registrada a maioria das ocorrências. No total, houve crescimento de 5,8% dos roubos e 0,5% nos índices de furtos, que são os casos em que o ladrão subtrai objetos da vítima sem abordá-la.

Passando a coordenação da secretaria por incompatibilidade de função, já que é procurador do Ministério Público, Maluf destacou que acredita no potencial de seu sucessor. “Fui movido por fortes emoções desde ontem, durante esse processo de transição, mas quando o governador me pediu para escolher alguém, já pensei no Barbosinha porque ele tinha as melhores condições para administrar”, declarou.

Ex-secretário Silvio Maluf - Foto: Geovanni Gomes 

Barbosinha se comprometeu a melhorar a infraestrutura das forças policiais com a aquisição de veículos e motocicletas, reduzir o custeio administrativo da Sejusp para aplicar o dinheiro em outras áreas; transferir, gradualmente, a custódia de presos da Polícia Militar para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário); e buscar alternativas para aumentar o fornecimento de combustível para os batalhões.

Segundo ele, a crise financeira deve dificultar a abertura de novos concursos pelos próximos meses, mas o Governo do Estado possui um projeto de convocar os policiais aposentados que tenham interesse em retornar à ativa mediante gratificações salariais. “Por enquanto estou tomando conhecimento da situação”, frisou.

Secretário Barbosinha - Foto: Geovanni Gomes

O ex-deputado ainda informou que nomeará Carlos Videiro como secretário-adjunto e participa de reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para definir o novo comandante da Polícia Civil. Por fim, fez um apelo aos membros das forças de segurança. "Chego para ser um soldado. O meu sucesso vai ser o sucesso de vocês. E o sucesso de vocês será o meu sucesso. Na Sejusp há seres humanos qualificados e preparados, além de serem compromissados para servir e proteger os cidadãos". 

O governador Reinaldo Azambuja destacou que o novo secretário deve continuar o esforço para unir as forças policiais e, ao mesmo tempo, melhorar os indicadores de segurança pública, principalmente em relação aos casos de roubos e furtos. "Eu sei que a sua [Barbosinha] decisão não foi fácil, de postergar um projeto político para poder assumir um cargo no Estado, mas quem ganha com isso não é só Dourados é Mato Grosso do Sul”.

Governador Reinaldo Azambuja - Foto: Geovanni Gomes

Biografia

Segundo a assessoria do Governo, Barbosinha nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO). Filho de família humilde é caçula de nove irmãos. Em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, Barbosinha mudou-se para Dourados onde trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, tornou-se prefeito entre 1989 e 1992. Em 1993, casado com a médica Maristela de Castro Menezes, retornou para Dourados, onde atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, Mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), Barbosinha foi convidado em 2007 para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde permaneceu durante sete anos e três meses.

No ano de 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição. Foi eleito deputado em 2014, cargo que ele se licenciou para assumir o comando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.