Desde a inauguração há três anos, a avenida Lúdio Martins Coelho é palco de diversos acidentes. A pista com poucas trepidações somada aos cruzamentos exigiram adaptações na sinalização do local na tentativa de evitar acidentes. Apesar de possuir um redutor de velocidade, o cruzamento da avenida com a rua da Árvores é mais um risco apresentado aos pedestres e motoristas.
O local é uma dos principais acessos ao Conjunto Habitacional Buriti e devido ao movimento intenso é alvo de preocupação dos moradores da região."Somente neste ano já presenciei uns três acidentes neste cruzamento", explica a dona de casa, Juliane da Silva, 20 anos. A situação se agrava ainda mais pelo trecho ser utilizado como linha de ônibus.
Morando há nove anos no bairro, ela explica que apesar do redutor de velocidade, o local representa um risco principalmente para quem anda a pé, já que a sinalização horizontal é precária. Faixas de pedestres, por exemplo, não existem. "É difícil atravessar e muitos dos acidentes que acontecem envolvem pedestres", explica.
Apesar da sinalização existente no cruzamento, a população acredita que outras medidas deveriam ser tomadas para garantir a segurança de quem utiliza a via. "Aqui deveria ser colocado um semáforo, como ocorreram em outros trechos", acredita a vendedora Lúcia Peixoto, 50 anos.

Redutor de velocidade não é suficiente para substituir faixas de pedestres. (Foto: Geovanni Gomes)
Por conta dos riscos, ela afirma que ao dirigir opta por transitar por cruzamentos mais sinalizados da via. "Há uns dois meses, uma mulher que estava com uma criança no carro acabou batendo aqui. É muito perigoso", alerta.
Novos semáforos
De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o cruzamento da Avenida Lúdio Martins Coelho com a rua da Árvores está entre os 20 da capital, que devem receber sinalização semafórica até o mês de outubro. A ordem de serviço foi dada no dia 10 de julho e tem 90 dias para ser cumprida.
Por meio da assessoria de imprensa, a agência informou que outros dois cruzamentos da avenida, uma com a rua Presidente Nereu e outro com a rua Franklin Espindola, também estão previstos para receber sinalização.
Perigo recorrente
Os acidentes de avenida Lúdio Martins Coelho são recorrentes desde a sua inauguração, há três anos. O último acidente fatal registrado na via ocorreu no dia 13 de julho. O ciclista, Evandro Luiz Pacheco, 43 anos, foi atingido por um caminhão do tipo Betoneira, quando atravessava a avenida no sentido bairro-centro.
A obra teve investimentos de mais de R$ 55 milhões do Governo do Estado, Governo Federal e Prefeitura Municipal e tinha como objetivo reduzir a distância entre o centro da cidade e o Anel Viário.







