A mudança radical no clima sul-mato-grossense pegou muita gente desprevenida, principalmente em Campo Grande, onde a chuva destoou nesta sexta-feira (25) e trouxe uma queda considerável de temperatura.
No entanto, esse cenário ainda deve ser vivido nos próximos dias, inclusive neste final de semana, onde há a expectativa de um novo temporal.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou um comunicado alertando para o perigo de tempestade para as próximas horas. Nesse boletim, o indicativo é de que a chuva alcance os 100 milímetros e tenha ventos intensos de até 100 km/h.
Na manhã de hoje, uma nuvem prateleira, chamada também de 'shelf cloud' foi observada em Mato Grosso do Sul. O fenômeno apresenta um aspecto típico, com uma camada baixa e densa, e se forma abaixo de uma nuvem maior, segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Sua aparência causa espanto a quem observa a chegada desse tipo de fenômeno, pois uma de suas características é se mover rapidamente e, geralmente, antecede a chegada de chuvas intensas e até mesmo temporais com fortes rajadas de vento.
A tendência apontada pelo Cemtec é que as instabilidades permaneçam no Estado, provocando chuvas de intensidade moderada a localmente forte, e tempestades.
Mas o fim de semana também pode sofrer mudanças nas temperaturas. Outro alerta divulgado pelo Inmet aponta para um declínio classificado como perigoso para o estado, por conta da queda repentina de 5°C em várias cidades.
Essa mudança brusca pode provocar um problema para à saúde.