Menu
sábado, 08 de agosto de 2020
Linha de frente - compet
Cidades

OAB/MS faz congresso para debater Constituição Federal

25 anos

11 outubro 2013 - 11h05Por Juliene Katayama

Em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) realiza congresso para debater sobre a relação de instituições nacionais sob a perspectiva da Constituição. O evento será nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Entre os convidados, o deputado federal Roberto Freire (PPS) vai debater o Poder Legislativo na Constituição Federal de 88. O parlamentar é advogado e deputado constituinte, e foi integrante das Comissões de Sistematização e de Redação da Assembleia Nacional Constituinte de 88. “Estamos vendo que algumas questões não foram resolvidas, mas é uma Constituição avançada. Como dizia Ulysses, é a Constituição cidadã. Ela discutiu a agenda moderna, já do século XXI. Não avançamos apenas porque consolidamos na Constituição, mas porque a sociedade se mobilizou”, afirmou Freire.

Outro convidado, o deputado estadual e procurador do Estado de São Paulo, Fernando Capez, abordará o Ministério Público na Constituição Federal, oportunidade em que serão detalhadas as dificuldades, avanços e perspectivas da instituição.

Segundo o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, o congresso será palco de discussões acerca da relação de instituições nacionais sob a perspectiva da Constituição. “A Constituição de 88 simboliza um marco na construção da cidadania do povo brasileiro e norteia todos os nossos direitos, mas ainda é um desafio para a sociedade e para os governos”, pontuou.

Mais pautas - O evento ainda terá pautas como recursos judiciais, advocacia, Tribunais de Contas e Poder Executivo. O Direito à Saúde na Constituição Federal será debatido por Vidal Serrano Nunes Junior, que é professor em Direito Constitucional e Procurador da Justiça de SP. “A Constituição Federal de 88 trouxe também cidadania social aos brasileiros, pois a partir de direitos que nela foram reconhecidos é que foi fundado no Brasil o estado de bem-estar social”, avaliou o jurista.

Serviço - O congresso "Constituição Federal 25 anos: dificuldades, avanços e futuro” será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, com início às 7h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Com desconto na inscrição até dia 25 de outubro, o investimento para profissionais é de 100 reais, e 50 reais para estudantes. As inscrições podem ser feitas no site www.iconesdodireito.com.br. 

Leia Também

Filha se junta com amigos e dá golpes de martelo no pai em aldeia indígena de Dourados
Interior
Filha se junta com amigos e dá golpes de martelo no pai em aldeia indígena de Dourados
Luciano Huck dá moto nova para motoboy que sofreu preconceito
Geral
Luciano Huck dá moto nova para motoboy que sofreu preconceito
Operação Toque de Recolher flagra 308 pessoas nas ruas e 32 comércios abertos
Polícia
Operação Toque de Recolher flagra 308 pessoas nas ruas e 32 comércios abertos
Gilmar Mendes manda soltar ex-ministro preso com dinheiro em caixa de gravata
Geral
Gilmar Mendes manda soltar ex-ministro preso com dinheiro em caixa de gravata