O Corpo de Bombeiros Militar começou a realizar vistorias em clubes e balneários onde haverá carnaval. A intenção é verificar a segurança de estruturas e prevenir eventuais acidentes, nas festas que devem ocorrer no período de 13 a 17 de fevereiro .
Equipes na capital e no interior fazem a fiscalização dos locais por meio da Operação Carnaval 2015. Enquanto na Capital os focos da fiscalização são os clubes, no interior a prioridade será o carnaval de rua promovido pelas prefeituras.
O Corpo de Bombeiros explicou que nos clubes sociais existe a necessidade de certificação para que o evento transcorra seguindo todas as exigências técnicas. Se o local já tiver certificado, serão verificadas as adaptações que forem necessárias.
Nos logradouros e outros pontos de folia serão verificadas as condições de segurança de estruturas de palcos e arquibancadas, assim como dos camarotes, som e iluminação.
“Como nos anos anteriores, a fiscalização realizada pelos militares do Corpo de Bombeiros tem papel fundamental para dar segurança nos pontos de festa, além de evitar que possíveis tragédias ocorram”, explica o Tenente Coronel Hudson Faria de Oliveira.
Segundo ele, a priorização da segurança está na evacuação de público para local seguro, além da proteção contra incêndio e pânico.
De modo geral, as restrições mais comuns apresentadas pelos locais que pretendem receber foliões são: ausência de projeto de proteção contra incêndio e pânico, falta de iluminação de emergência, ausência de extintores, ausência de sinalização para rotas de fuga e saídas de emergência, assim como a falta de proteção lateral para escadas.
Serviço - Quem observar alguma irregularidade deve informar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone de emergência: 193.