A Santa Casa de Campo Grande está sendo alvo de denúncias, após pacientes informarem que a instituição está retendo macas e ambulâncias, impossibilitando novos atendimentos externos.
Segundo informações que chegaram ao TopMídiaNews, desde a tarde de ontem (30), a Santa Casa está utilizando as macas das ambulâncias como leitos para atender pacientes do hospital nos corredores, 'retendo' as viaturas no local sem permitir novos atendimentos, prejudicando vítimas de acidente e mal súbito.
Em nota, a Santa Casa informou que a quantidade de pacientes que chegam ao pronto-socorro regulados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) é maior do que a capacidade física do hospital. E, mesmo informando essa superlotação aos órgãos de regulação responsáveis, os pacientes continuam chegando ao hospital.
"Sem leitos disponíveis suficientes para atender a demanda, eles precisam aguardar atendimento na maca. O problema não é retenção de macas, e sim a quantidade de pacientes em atendimento no pronto-socorro ao mesmo tempo", informou a assessoria.
A Santa Casa ainda destaca que a não liberação das viaturas não depende do hospital, mas sim da possibilidade numérica de pacientes em atendimento.
"As macas são liberadas conforme os pacientes são realocados para os leitos hospitalares. Neste momento, não temos nenhuma maca utilizadas pelas Unidades de SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo Bombeiros no nosso pronto-atendimento aguardando a liberação", afirmou a nota.
Macas retidas na Santa Casa prejudicam atendimento de vítimas de acidentes na CapitalMacas retidas na Santa Casa prejudicam atendimento de vítimas de acidentes na Capital
Posted by TopMídia News on Wednesday, August 31, 2022
Superlotação da Santa Casa
No pronto-socorro Adulto, a situação é de 11 pacientes na Unidade de Decisão Clínica – Crítica, sendo que dois estão em ventilação mecânica (intubado), 8 internados aguardando leitos na enfermaria, e 3 em observação. Lembrando que a capacidade máxima é de 6 leitos.
Já na Unidade de Decisão Clínica – Não crítica, havia 25 pacientes no setor, sendo que a capacidade máxima é de apenas 7 leitos, dos pacientes que estão ali, 19 estão internados e aguardando leitos em enfermaria e seis em observação.
Sobre a ocupação geral da Santa Casa, neste momento, temos 622 pacientes internados na Santa Casa de Campo Grande pelo SUS.