quinta, 10 de julho de 2025

Busca

quinta, 10 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

10/06/2014 12:16

Padronização de faixas prometem diminuir acidentes com pedestres

Norma

A medida adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito publicada ontem (09) no Diário Oficial da União espera reduzir o número de acidentes em faixas de pedestres. Com a regulamentação, tudo será padronizado, a altura será a mesma da calçada, a rampa por onde passa o carro será levemente inclinada e faixas amarelas devem chamar mais atenção.

Esse modelo foi inspirado nas faixas utilizadas em vários locais espalhados pelo mundo, onde a utilização de faixas elevadas diminuíram o número de acidentes envolvendo pedestres.

Em Campo Grande, locais de grande fluxo como em frente de escolas e vias sem sinalização semafóricas utilizações de lombadas elevadas já é uma realidade.  Mas, de acordo com o diretor-presidente engenheiro civil Jean Saliba da  Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), elas não são padronizadas, ainda.  "Não seguem o padrão, mas com a resolução serão adequadas dentro do prazo estabelecido", disse.

De acordo com Saliba, conforme a resolução, o órgão de trânsito deve adotar as providências necessárias. " Ela foi publicada ontem (9), no Diário Oficial da União, e temos um prazo de 360 dias para fazer essas alterações (remoção, adequação...). Assim que possível, vamos começar as substituições necessárias", comentou. 

Durante a manhã desta terça-feira (10), flagramos o policiamento na faixa de pedestre elevada na avenida Ricardo Brandão. "O problema é a falta de educação do brasileiro. Porque educação no trânsito todos recebem", disse o guarda de trânsito (que preferiu não se identificar).

Foto: Geovanni Gomes

O pedestre Agnaldo Cesar de Magalhães, 40 anos, relatou que quase foi atropelado em cima da faixa de pedestre, na avenida Manoel da Costa Lima, denunciando que na região existe faixas elevadas e 'normais'. "Reparei que onde a faixa de pedestre fica nas lombadas, quase não há acidentes. Agora, na faixa de pedestre normal já presenciei inúmeros atropelamentos, e as duas ficam na mesma avenida", explicou.Foto: Geovanni Gomes


Em busca da denúncia de Agnaldo, presenciamos na avenida Manoel da Costa Lima, um motorista estacionando em cima da faixa de pedestre. Questionado se não teria visto a sinalização, Valter Soares, 45 anos, tentou justificar que a mesma estava mal sinalizada. "Não percebi que ali havia faixa, se vocês repararem está apagada", apontou.


Foto: Geovanni Gomes

Valter salientou ainda, que essa nova medida de padronizar as sinalizações em todos os municípios é importante, mas afirmou que existem muitos pedestres desatentos, que na hora de atravessar acham que "estão em passarelas", e transitam sem olhar para os lados.

Segundo especialistas essas faixas elevadas facilitam a visibilidade do pedestre, na hora em que o motorista estiver trafegando. Com a regulamentação, elas só serão colocadas em vias onde a velocidade permitida não exceda 40km/h.  Na normativa do conselho as outras faixas que estiverem fora do padrão devem ser alteradas até junho de 2015.

E segundo o Código Nacional de Trânsito aquele que não der preferência para o pedestre atravessar na faixa, sofrerá penalidade considerada gravíssima, com multa que chega a 7 pontos na carteira. 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias