Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cidades

Pandemia potencializou crise e mais pobres do país são os mais afetados, garantem especialistas

População em situação de pobreza ou extrema pobreza é a mais exposta ao vírus

10 julho 2020 - 12h34Por Nathalia Pelzl

O cenário de pandemia potencializou problemas sociais e econômicos em locais onde o problema já é existente, como a América Latina.

Em debate virtual na décima edição da série de webinários, População e Desenvolvimento em Debate, promovido pelo Fundo de População da ONU no Brasil (UNFPA) e Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), especialistas concluíram que as populações mais pobres são as mais afetadas pela crise.

O sociólogo e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da USP, Rogério Barbosa, acredita que a pandemia e a má recuperação do mercado de trabalho desde 2015, especialmente para as camadas mais pobres da população, no médio e longo prazos agravam as desigualdades no Brasil.

“Quando vemos a pobreza caindo [durante a pandemia da Covid-19], significa que a pobreza monetária está caindo e não necessariamente as condições de vida da população estão melhorando. Quando este programa [Auxílio Emergencial] for desligado, certamente esses índices irão subir, pelo menos para 28% da população”, explica Rogério Barbosa.

Paulo Saad, diretor do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CEPAL/CELADE), no que lhe concerne, traz o contexto de toda a América Latina e Caribe.

De acordo com Saad, a população que vive em situação de pobreza ou extrema pobreza vem crescendo nos últimos anos e existe uma desaceleração nas políticas de redução da desigualdade na região.

“As comunidades pobres não só estão muito mais expostas ao contágio, mas quando pegam o vírus, possuem muito menos recursos para a devida atenção ao tratamento. Além disso, os pacotes de apoio estatal geralmente encontram muito mais dificuldade para alcançar estas comunidades, incrementando a dificuldade dos moradores em manter o confinamento”.

“As cidades na América Latina e Caribe são caracterizadas pela segregação e pela urbanização informal, onde há superlotação e acesso limitado a água e saneamento básico, que amplificam o risco de propagação nessa áreas mais pobres”, conclui o Saad.

“A pandemia escancarou as enormes desigualdades sociais no Brasil pela primeira vez”, refletiu, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza.

Luiza acredita que existe a necessidade da realização de novas reflexões e atitudes, tanto da pessoa física quanto das empresas, para amenizar os impactos nas populações mais vulneráveis diante desta nova realidade.

A convidada também compartilhou as ações que têm promovido, como a criação do projeto Parceiro Magalu para aqueles que estão desempregados, a ampliação de campanhas de violência contra a mulher, e, com o Estudo do Desenvolvimento do Varejo, tem tido contato com os secretários do Ministério da Economia para o auxílio na criação das medidas.

Trajano relata que percebeu que o que chamou de cultura da doação também cresceu com a grande exposição das desigualdades sociais que a pandemia da Covid-19 trouxe, e pontua que empresas estão agindo para auxiliar as populações mais vulneráveis.

Os e os palestrantes convidados para o debate foram: Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Rogério Barbosa, sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da USP; e Paulo Saad, diretor do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CEPAL/CELADE). A mediação do webinário foi realizada por Astrid Bant, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil.

Leia Também

Bicharada tá solta! Casais de antas são flagrados passeando em duas cidades de MS (vídeos)
Interior
Bicharada tá solta! Casais de antas são flagrados passeando em duas cidades de MS (vídeos)
Polícia Civil e Energisa deflagram operação contra 'gato' e 5 são presos por furto em Campo Grande
Campo Grande
Polícia Civil e Energisa deflagram operação contra 'gato' e 5 são presos por furto em Campo Grande
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de Aquidauana
Adeus a excelente profissional
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de Aquidauana
Confusão em corrida de aplicativo termina em ameaça e falsa comunicação de crime no Pioneiros
Campo Grande
Confusão em corrida de aplicativo termina em ameaça e falsa comunicação de crime no Pioneiros