A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, dará início na próxima semana, a simulação do Plano de Defesa no município de Ponta Porã, que visa prever ações públicas para eventuais ocorrências envolvendo grupos conhecidos como “novo cangaço e domínio de cidades” (ataques simulados contra as forças policiais por bandidos em ação de roubo).
Em Ponta Porã o treinamento acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2022 e visa envolver todos os órgãos de segurança pública e privada, além de agências bancárias e comércio em geral, os treinamentos teóricos ocorrerão entre os dias 21 e 23, no período diurno e não envolverá a população de maneira direta, já no dia 23, no período noturno, haverá simulações em vários pontos da cidade.
As ações serão coordenadas pelo Batalhão de Operações Especiais da PMMS – BOPE e terão eventos programados como, troca de tiros, assaltos, tomada de reféns, entre outros eventos. Para tanto o 4º Batalhão de Polícia Militar divulga a todos os órgãos de imprensa, para que seja difundido para toda a população fronteiriça, para que não entrem em pânico durante o treinamento.
Tais modalidades de crimes vêm crescendo no Brasil e já atingiram estados vizinhos, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. As ações dos grupos criminosos perpetradas nestes estados geraram pânico e medo na população, e em alguns locais houve vítimas fatais, entre policiais e a população local.
A programação seguirá, conforme cronograma abaixo:
Dia 21/11/2022 local: Anfiteatro da escola MAPPE
8 horas: Apresentação do Plano de defesa para Policiais do Brasil e Paraguai
14 horas: Coletiva à imprensa
Dia 22/11/2022 local: Anfiteatro da escola MAPPE
8 horas: Apresentação do Plano de defesa para Policiais do Brasil e Paraguai.
Entrevistas do Coordenador da Operação com órgãos de imprensa agendados previamente.
Dia 23/11/2022 local: Anfiteatro da escola MAPPE
8 horas: Apresentação do Plano de defesa para Policiais do Brasil e Paraguai, representantes de agências bancárias, transporte de valores, Policiais Civis, Polícia Federal, Receita Federal, Associação comercial, dentre outros.
20 horas: Coletiva à imprensa
23 horas: início da simulação em vários pontos da cidade