Os bancários de bancos públicos e privados decidiram entrar em greve a partir desta terça (30). Em Campo Grande, das 130 agências espalhadas, 44 estão fechadas. A informação é do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região.
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho, e entraram em greve por tempo indeterminado. Além disso, segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iaci Azamor, a classe luta também por fim das demissões e mais contratações; questão de igualdade de oportunidade; mais segurança nas agências; saúde; e outras reivindicações que chegam a 129 cláusulas.
Com a greve, a população começou a enfrentar problemas gerados pela paralisação, principalmente aos serviços bancários que ficam restritos aos caixas eletrônicos. Mesmo assim, o aposentado Eugênio Santos 71 anos, que foi receber a aposentadoria no Banco do Brasil, explica que não se sentiu tão prejudicado "Fiquei sabendo da greve, mas não me prejudicou muito porque deu para eu retirar o dinheiro no caixa eletrônico".

Foto: Geovanni Gomes
O publicitário Tássio Mourão de 24 anos, foi pego desprevinido com a greve. "Fui na agência que costumo ir perto de casa e encontrei fechada. Tive que ir em outro banco que fica muito mais longe de casa", lamenta.
A assistente administrativa Daniele Silva Martins de 18 anos, reforçou apoio aos bancários, mas espera que a greve não dure muito tempo. "Fui ao banco ajudar a minha amiga. Se é para ajudar os funcionários até que sou a favor, o duro é que prejudica a gente".

Foto: Geovanni Gomes
Segundo a presidente do Sindicato, Iaci Torres, os terminais de autoatendimento estão funcionando normalmente. “É importante, neste momento, buscar informação junto ao seu banco para tentar resolver o seu problema para não ser pego desprevenido”, disse.
No ano passado, a categoria ficou 23 dias em greve até entrar em acordo com o sindicato patronal.







