O desfile cívico realizado em comemoração ao aniversário de Campo Grande, nesta terça-feira (26), nas ruas centrais da Capital, reuniu 30 mil pessoas, conforme estimativa divulgada pela Polícia Militar (PM). O tempo chuvoso não impediu que campo-grandenses, natos ou de coração, saíssem de casa para prestigiar o evento.
Após a chuva, o sol tímido parecia prestigiar o evento que encantou o público de todas as idades. A aposentada Ambrosina Freitas da Silva, de 67 anos, nascida na Capital, saiu cedo de casa para acompanhar a comemoração.
"Não poderia perder. Aqui é a melhor cidade não trocaria por nenhuma outra", declarou emocionada a aposentada que transmite para a neta o amor pela Capital Morena. "É importante que ela conheça as tradições campo-grandenses ", destacou.
Ainda criança, Maria Eduarda se encantou pela beleza do evento. "Gosto de vir para ver as danças, músicas e roupas", pontuou. Campo-grandense de coração, Luiz Carlos Godoy, de 49 anos, mora na Capital há apenas dois anos, mas já demonstra o carinho pela cidade.
"Este é o sétimo desfile que venho prestigiar. Sou de Porto Murtinho, moro há dois anos na capital, mas já vim para ver o desfile mesmo quando não morava aqui. Não perco nenhum desfile na cidade", assegurou.
O aposentado Adalton Peixoto, de 70 anos, disse que se surpreendeu com o evento. "De todos os desfiles que já vi, este foi o melhor" elogiou.
Políticos - Participando pela primeira vez do desfile cívico como prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), se auto-elogiou em relação a forma como vem administrando a Capital. "Em cinco meses de gestão, Campo Grande melhorou mais do que eu esperava", declarou.
O governador do Estado André Puccinelli (PMDB), que também esteve no evento ressaltou que esta é a "última vez" que participa na condição de político. "Já participei como prefeito, como governador e no próximo anos estarei como um cidadão normal", afirmou.
Conforme a Fundação Municipal de Cultura (Fundac), desfilaram no evento 62 entidades, o que representa cerca de seis mil pessoas. Apesar do tempo chuvoso, o evento seguiu a programação e teve início às 8 horas, no cruzamento entre a Rua 14 de Julho e Avenida Mato Grosso e seguiu até a Rua 7 de setembro. Ao todo foram percorridos 1,2 quilômetros.
O desfile conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e do Exército.