Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Cidades

Prefeitura ainda não tem estimativas do preço do Hospital Municipal

Projeto para construção da unidade já foi entregue ao ministro da saúde Henrique Mandetta

31 julho 2019 - 12h26Por Maressa Mendonça e Nathalia Pelzl

O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) disse, durante agenda pública nesta quarta-feira (31), não ter uma estimativa exata dos investimentos necessários para a construção Hospital Municipal.

Em ocasião anterior, o secretário municipal de Saúde José Mauro Pinto de Castro Filho  calculou investimentos médios de R$ 150 milhões e na terça-feira (30), o Executivo autorizou a criação de uma comissão especial para acompanhar o projeto de construção da unidade. O projeto está sob análise  do ministro da Saúde Henrique Mandetta. 

"Entregamos o projeto, mas minha preocupação não é só ele. Minha preocupação é a base, investir mais em postos de saúde", declarou Marquinhos, reforçando a necessidade do fortalecimento da saúde básica. 

No dia 3 de julho, Marquinhos esteve em Brasília, onde participou de audiência com o secretário, José Mauro Filho e o ministro Mandetta (Saúde). 

De acordo com José Mauro, a ideia é Construir e equipar o Hospital Municipal de Campo Grande com 350 leitos. 

O HMCG deve fazer as conhecidas cirurgias eletivas [quando não é de urgência e o procedimento médico pode ser programado].

Geralmente, as prefeituras têm, por norma, um hospital municipal. Em Campo Grande, o hospital que mais atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) é a Santa Casa, administrada por uma entidade filantrópica. A Santa Casa foi construída em 1928, 91 anos atrás.

O grosso da receita do hospital, que tem 750 leitos, sai dos cofres públicos – União, Estado e Município. (Colaborou Celso Bejarano)