TCE Novembro
TJMS DEZEMBRO
Menu
sexta, 03 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
ALMS - NOVEMBRO
Cidades

Prefeitura promove Simpósio sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável

03 junho 2016 - 07h53Por PMCG

Como parte das comemorações relativas à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizará nos dias 9 e 10 de junho o 1º Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: um olhar integrado. O encontro tem como finalidade o diálogo com a sociedade sobre a preservação e valorização do patrimônio ambiental urbano de forma a estabelecer parâmetros sustentáveis no desenvolvimento urbano da Capital.

Entende-se como patrimônio ambiental urbano um bem ou conjunto de bens naturais ou semi-naturais que, dado seu valor em termos de biodiversidade, econômicos, paisagísticos, históricos ou culturais, merece ser protegido pela sociedade. Trata-se de um conceito amplo que inclui aspectos materiais e imateriais dos bens ambientais de uma cidade.

Frequentemente, as áreas detentoras de patrimônio ambiental particularmente rico ou ameaçado são convertidas em áreas protegidas como forma de assegurar a manutenção desse patrimônio e a sua transmissão às próximas gerações.

Preservação

O evento terá início na quinta-feira (9), às 19h, com o tema “Preservação e valorização do Patrimônio Ambiental Urbano”, palestra a ser proferida pelo Prof. Dr. José Eduardo de Assis Lefèvre da Universidade de São Paulo (USP), arquiteto com larga experiência na preservação cultural, arquitetura moderna, ambiente urbano e projetos de desenho urbano.

Na sexta-feira (10), a partir das 8 horas, está prevista palestra sobre Desenvolvimento Urbano em Abordagem Territorial de Sustentabilidade com a Profª Drª Cleonice Alexandre Le Bourlegat da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Mato Grosso do Sul. Haverá espaço para questionamentos que serão coordenados por mesa de mediadores. O evento prevê a composição da “Carta síntese de intenções” por uma Campo Grande mais sustentável.

As inscrições gratuitas e limitadas poderão ser realizadas por meio de ficha de inscrição disponibilizada no site da Semadur, que deverá ser enviada para o endereço eletrônico semadur.dfpe@gmail com ou entregue pessoalmente na Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental, na sala 308 – 3° andar, na Central de Atendimento ao Cidadão ou ainda na recepção no dia do evento. O evento é destinado ao público em geral, profissionais da educação, acadêmicos, profissionais relacionados à temática ambiental, além de técnicos de secretarias e instituições.

O Simpósio realizado pela Semadur conta com o apoio de parceiros: MRV Engenharia, Unigran, Uniderp, UCDB, Harmonia Soluções Sustentáveis, Plaenge, Fundação Ueze Zahran, Finep, Fundect, com recursos financiados pelo Prêmio Finep 2010 Tecnologia Social da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gatass Filho.

Serviço: O simpósio será realizado no auditório 05 da Uniderp, na rua Ceará, nº 333, bairro Miguel Couto. A DFPE setor de coordenação do evento está localizada na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), rua Cândido Mariano, nº 2655 – 3314-3290.