TJMS ABRIL 2024
A+ A-

quarta, 17 de abril de 2024

quarta, 17 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

22/11/2018 12:31

A+ A-

Projeto nacional leva capacitação e oportunidade de trabalho a detentas da Capital

Atualmente, dez internas estão sendo capacitadas no curso de Assistente de Cozinha

Com objetivo de oportunizar inserção de mulheres em situação de prisão no mercado de trabalho, custodiadas do presídio feminino de regime semiaberto e aberto da Capital participam do projeto nacional Cozinha e Voz. Atualmente, dez internas estão sendo capacitadas no curso de Assistente de Cozinha, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Essa é a primeira edição voltada para mulheres vítimas de violência doméstica, encarceradas e egressas do sistema prisional. A iniciativa é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por intermédio da Coordenadoria da Mulher e Escola Judicial, em parceria com Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, Senac Gastronomia e Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A realização do curso conta com a participação da atriz Elisa Lucinda e da chefe de cozinha Paola Carosella, uma das juradas do show de talentos MasterChef Brasil. Esta edição tem como foco oferecer qualificação profissional e aumentar o potencial de empregabilidade de mulheres em situação de violência doméstica, encarceradas e egressas do sistema prisional de Campo Grande.

Para a custodiada Maria José Dantas é a realização de um sonho participar dessa ação. “Só tenho que agradecer a Deus e a todos que acreditaram em mim e no meu potencial, por me proporcionar essa oportunidade de recomeçar”, afirmou.

“Para mim representa uma porta aberta e garanto que vou aproveitar com muita dedicação e comprometimento, está sendo um privilégio participar desse projeto”, destacou a interna Alice Pereira da Silva.

A formação em Assistente de Cozinha contempla duas etapas: uma oficina em que as participantes desenvolvem a expressão oral, por meio da poesia, e um módulo com aptidões básicas do trabalho em uma cozinha de restaurante, qualificando-as para ingressarem no mercado ou apostarem no empreendedorismo. A conclusão do curso está prevista para quarta-feira (28.11) com a entrega dos certificados.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai auxiliar na viabilização das providências necessárias para a aquisição de carteirinhas sanitárias às participantes.

O sorriso de Deyse Cardoso resume sua experiência nas atividades. “Estou muito feliz, foi a melhor oportunidade que tive esse ano, um verdadeiro presente e vou agarrar essa chance que me foi dada”, ressaltou a custodiada.

Segundo a diretora em substituição legal da Unidade Penal, Cleide Santos do Nascimento Freitas, a inclusão das internas nesse projeto também contou com a colaboração da Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Contribuíram significativamente ao providenciarem a inclusão das crianças das reeducandas nas creches, o que foi fator determinante para possibilitar a participação no curso”, afirmou agradecendo a mobilização das entidades em prol desse trabalho, finalizou.

Além disso, o projeto também conta com o apoio do juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Mário Esbalqueiro Junior; da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres; e da Casa da Mulher Brasileira, que foram responsáveis por indicarem o público alvo deste curso.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias