O projeto ‘’Recicla Brilhante’’, que permite a troca de materiais recicláveis por alimentos saudáveis a estudantes, foi relançado e ampliado, nesta terça-feira (5), em Rio Brilhante
A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae/MS, prefeitura de Rio Brilhante e Sidredi.
Segundo a divulgação, desde junho de 2021, a iniciativa é executada no município por meio do programa Cidade Empreendedora.
A troca de recicláveis por alimentos ocorre por meio da moeda social “brilhantinho”. Com o ''dinheiro'', os pequenos adquirem alimentos produzidos por pequenos produtores.
Diante do sucesso da iniciativa, a partir de agora, o número de alunos contemplados passa de 170 para 250 crianças.
“Começamos como um projeto piloto. Estávamos atendendo duas turmas da escola – 4º e 5º e agora a gente amplia para o 3º ano. É uma iniciativa que promove a educação ambiental e financeira, o empreendedorismo, além do fortalecimento da agricultura familiar’’, destacou o prefeito, Lucas Poroni.
Com o projeto, itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes trocam pelo “brilhantinhos” e podem pegar os alimentos na feira da cidade por hortaliças, legumes, leite e ovos.
O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE).
O analista-técnico do Sebrae/MS Arthur Banzatto, reflete que o Recicla Brilhante é uma das iniciativas apresentadas pela instituição ao Governo Municipal por meio Cidade Empreendedora. Dos 22 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa, Rio Brilhante foi o primeiro a aderir ao projeto.
Mais do que beneficiar os estudantes, diz a divulgação, o Recicla Brilhante também possui o papel importante de fortalecer a agricultura familiar, pois gera renda para famílias que vivem no campo. Atualmente, 16 pequenos produtores estão inscritos no projeto e, segundo o gerente da agência do Sicredi em Rio Brilhante, Diórgenes Junior da Silva, a partir de agora, a forma de pagamento para esse público será melhorada.