A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

há 3 anos

A+ A-

Recordista em apreensões de drogas, DOF dá primeiros passos para construir sede própria

Obra reforça compromisso do governador Reinaldo Azambuja com a corporação

O Governo do Mato Grosso do Sul lançou edital de licitação para iniciar a construção da sede própria do Departamento de Operações de Fronteira, o DOF. A corporação registra recordes na apreensão de drogas e vigilância da região de fronteira. 

O edital foi lançado nesta sexta-feira (26), e segundo o governo, reforça o compromisso do governador Reinaldo Azambuja com uma das forças de segurança mais atuantes na faixa dos 1,5 km de fronteira com Paraguai e Bolívia. 

“O DOF vai ter sua sede própria, nada mais justo. Com a ausência das forças federais na fronteira, é a única polícia presente em muitas estradas na Linha Internacional”, frisou o governador Reinaldo Azambuja, na edição do Governo Presente, na cidade de Dourados, quando anunciou a obra.

Recordes

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do MS, a Sejusp, de janeiro a junho de 2020, o DOF apreendeu cerca de 100 toneladas de drogas, 41% a mais que o mesmo período de 2019. 

As ações dos policiais de elite de MS, além de impedirem que as drogas cheguem às ruas, também representaram prejuízo financeiro de R$ 106 milhões às organizações criminosas. 

Além de drogas, o DOF tem sido responsável por grande parte das apreensões de cigarros vindos do Paraguai. Com aumento de 88,6% em relação ao ano passado, foram 596 mil a mais de pacotes de cigarros apreendido, totalizando um prejuízo financeiro ao crime organizado de R$ 34 milhões. 

“É um reconhecimento do Governo do Estado da importância do Departamento de Operações de Fronteira e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) nos crimes transfronteiriços, justamente em um momento em que o departamento quebra todos os recordes de apreensão de drogas”, disse secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira.
Videira justificou a construção da sede própria também para acomodar os grandes volumes de produtos e drogas apreendidos. 

O diretor do DOF, Coronel Wagner Ferreira da Silva, contou que a sede própria é aguardada há mais de 30 anos. 

“É um sonho de muitos profissionais que passaram por esta importante unidade policial e foi alvo de incansável trabalho de muitos diretores do DOF. A publicação da licitação desta obra representa a execução de um plano ousado do Governo do Estado para modernizar as estruturas de enfrentamento ao crime na nossa região de fronteira”.

Para o comandante-geral da PMMS, coronel Marcos Paulo Gimenez, que até 22 de maio era diretor do DOF, a construção da sede própria do DOF é um sonho antigo e uma conquista para a tropa.

DOF

Criado em 1987 com o nome de Grupo de Operações de Fronteira (GOF), o DOF atua em 53 municípios do Estado, com a presença mais efetiva na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, inclusive, em uma extensa área rural. Atualmente a sede fica localizada na Avenida Coronel Ponciano, em

Dourados.

A nova casa do DOF será construída no Jardim Guaicurus, em uma área de 17.400 m², cedida pelo município de Dourados. A área construída será de 1.434,92 m² de um moderno complexo policial que abrigará o DOF e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).

 

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024