TCE MAIO
(67) 99826-0686
PMCG - Prestação de contas

Rede estadual inicia pré-matrícula digital para novatos e alunos que querem transferência

As inscrições seguem até o dia 6 de janeiro e a segunda chamada será aberta no dia 23 de janeiro

7 NOV 2016
Dany Nascimento
10h58min
Foto: Dany Nascimento

A pré-matrícula digital foi lançada hoje (7) nas escolas da rede estadual de ensino e oferece inscrição on-line que permite que o aluno faça uma pesquisa e verifique qual escola mais próxima de seu endereço, antes de efetuar a matrícula na rede. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou, durante o lançamento da pré-matrícula na governadoria, que o Estado ganha em eficiência ao oferecer o serviço digital na rede e garante que não faltará vagas em 2017.

"Terá vaga para todo mundo, temos um planejamento escolar, tivemos aumento no número de alunos e agora de 2016 para 2017 também temos um aumento registrado, mas fizemos um levantamento e as escolas estão preparadas para receber os alunos. Essa questão de colocar o endereço para encontrar a escola mais próxima demonstra total agilidade e ganhamos em eficiência. Essa é a educação que queremos e podemos ter", diz Azambuja.

A secretária de Educação, Maria Cecília Amendola destaca que a pré-matrícula está disponível para alunos que tenham o interesse de começar a estudar na rede estadual e para os estudantes que desejam mudar de escola, priorizando a escola mais próxima da residência do aluno, gerando economia para os cofres públicos, já que o estudante não terá motivos para solicitar o passe do estudante.

"Essa nova plataforma permite que o aluno veja a escola mais próxima e escolha ela como a primeira opção, ele tem três opções de escola. Vamos dar prioridade para quem mora mais perto das escolas, porque dessa forma, temos uma grande economia porque o aluno não vai precisar do passe do estudante e estará mais próximo de casa", diz a secretária.

Segundo Maria Cecília, a pré-matrícula segue até o dia 6 de janeiro e no dia 20 do mesmo mês, o estudante poderá conferir no portal do governo do Estado, o local onde terá que fazer a matrícula.

 "Temos esse prazo longo para que as famílias se programem e aqueles que devem viajar terão como fazer a pré-matrícula através da internet, evitando filas nas escolas. Seguimos até o dia 6 de janeiro com as pré-matrículas, depois temos um tempo para organizar tudo e no dia 20 de janeiro, o aluno pode consultar o local onde deve ser matriculado e ir até a escola fazer a matrícula", diz Amendola.

Maria Cecília destaca ainda, que aqueles que perderem o prazo, terão a oportunidade de refazer a pré-matrícula, mas as vagas oferecidas serão as que sobrarem, o que pode dificultar para o aluno que deseja ser atendido na primeira opção de escola. "Vamos abrir novamente, mas ai já fica um pouco mais complicado para quem deixar para depois porque dai teremos as vagas que sobrarem para oferecer".

Já aqueles alunos que encontrarem dificuldade na hora de realizar a pré-matrícula pelo portal, devem entrar em contato através do telefone 0800 6470028 ou procurar a unidade educacional mais próxima.  

Veja também