A reunião realizada, a portas fechadas, na tarde desta segunda-feira (18) com a secretária da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Juliana Zorzo, advogados, e representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Procuradoria Geral do Município, para discutir sobre a Quinta Gospel, terminou com a promessa de criar uma alternativa para que todas as religiões possam ser contempladas em eventos promovidos pela prefeitura.
O assunto discutido, virou polêmica na última semana, quando o vereador Eduardo Romero (PTdoB) apresentou na Câmara Municipal, um ofício encaminhado pelo presidente da Tenda de Umbanda Pai Joaquim de Angola, Elson Borges dos Santos, à Fundac, solicitando a apresentação da cantora Rita Ribeiro.
A artista desenvolveu em 2006 o projeto “Tecnomacumba”, que consiste em apresentação de músicas relacionadas ao Candomblé e Umbanda. O pedido foi negado pela Secretaria que justificou que a data era específica para eventos cristãos. A polêmica ganhou a atenção do MPE que interveio no intuito de pacificar a situação, como explicou a promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, titular da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos.
"Estamos trabalhando na construção de uma solução que contemple todos os segmentos religiosos em uma atividade cultural. Não sei necessariamente no mesmo dia, ou em dias diferentes, tudo está sendo discutido", declarou.
A secretária responsável pela Fundac aproveitou para esclarecer o caso. "Não somos de forma alguma preconceituosos. Estamos aqui para executar as leis. A lei diz a palavra Gospel surgiu nos Estados Unidos com os negros protestantes e isso veio para o Brasil relacionado ao público evangélico. Apenas não disponibilizamos naquela data por esta razão", defendeu.
Após a reunião, a promotora de Justiça ressaltou que a prefeitura tem o prazo de 30 dias para apresentar uma solução e que o caso deve ser analisado pelo MPE em um período de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo, no entanto, a estimativa é de que o caso seja encerrado o quanto antes.
Conforme a secretária da Fundac, neste período, as programações da Quinta Gospel prosseguem normalmente.







