Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Cidades

Sanesul realiza treinamento de cloro gasoso em Coxim

O treinamento teve a participação de 24 bombeiros e foi ministrado pelo técnico em saneamento da Sanesul Manoel Farias

27 setembro 2016 - 16h28Por Notícias MS

A Gerência Regional da Sanesul de Coxim realizou nos dias 22 e 23 de setembro treinamento simulado de vazamento de cloro gasoso para bombeiros do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, com objetivo de repassar aos profissionais as etapas de segurança adotadas em uma eventual emergência de vazamento acidental no cilindro de cloro-gás e aprimorar a eficiência na instalação do equipamento. O treinamento teve a participação de 24 bombeiros e foi ministrado pelo técnico em saneamento da Sanesul Manoel Farias.

O técnico Manoel Farias discorreu sobre as características principais do cloro gasoso, como utilizá-lo de maneira segura, suas propriedades, acondicionamento e recomendações em caso de vazamento. Em seguida, foi realizada aula prática com aplicação do KIT de emergência tipo A para contenção de vazamento.

Ainda durante o treinamento, foi realizado simulado com a corporação sob o comando do Capitão Rafael Venâncio da Rocha, comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente.

“O treinamento simulado com colocação de obstáculos e a utilização de todo o aparato utilizado pelos bombeiros foi muito proveitoso e importante pois pudemos identificar vários fatores que podemos aprimorar ainda mais em caso de vazamento de cloro”, considerou Manoel Farias.

Ao final do treinamento, o técnico Manoel Farias e o Gerente Regional Leocir Teixeira foram agraciados com um porta canetas em formato de capacete de bombeiros em agradecimento.

O cloro é um composto utilizado no processo de desinfecção da água, garantindo a eficiência e os padrões de portabilidade na distribuição à população.

Durante o tratamento, ele elimina ou desativa os micro-organismos existentes, sendo o mais eficaz dos componentes de desinfecção. Sua utilização atende à Portaria 2914, do Ministério da Saúde.