(67) 99826-0686
ALMS 13/06 a 12/07

SEM AGROTÓXICO: Sanesul garante potabilidade da água em 68 municípios que monitora em MS

Para controle dos padrões de potabilidade da água mantém laboratório central, localizado em Campo Grande e mais outras dez regionais

18 ABR 2019
Rodson Willyams
14h20min
Foto: Wesley Ortiz / Arquivo

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) informou que mantém os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira que determina os parâmetros da potabilidade da água utilizada para abastecimento público em 68 municípios e que monitora com rigor, a captação, tratamento e distribuição de toda a água que fornece diariamente a seus clientes.

A empresa ainda afirma que tem investido em tecnologias inovadoras, produtos, equipamentos e em testes diários que asseguram a qualidade da água distribuída à população nas 128 localidades onde opera.

Ferramenta importante, a Saneul revela que conta com um laboratório Central onde processa as análises de maior complexidade e 10 Laboratórios Regionais onde são realizadas as análises de maior frequência. E para controle dos padrões de potabilidade da água, mantém além do laboratório central, localizado em Campo Grande outras dez regionais instaladas nas cidades de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

'Nessas localidades são processadas mensalmente mais de 8 mil análises microbiológicas e físico químicas, que asseguram a manutenção dos padrões estabelecidos pela legislação. Além disso, em cada uma das localidades são realizadas analises de controle operacional', afirma a empresa em nota.

Sem agrotóxicos

A Sanesul ressalta que em nenhuma das análises realizadas em seus laboratórios, fora detectado qualquer vestígio de resíduos químicos ou grau de contaminação que pudesse superar o Valor Máximo Permitido (VMP) pela Portaria de Consolidação 5, anexo XX, do Ministério da Saúde.

Como forma de garantir transparência, a empresa disponibiliza aos seus consumidores, o resultado de suas análises que é impresso nas contas de água enviadas às residências. O cidadão pode ainda acessar os dados a qualquer momento, no site da SISAGUA - (http://dados.gov.br/dataset/controle-semestral).

A Sanesul ainda reitera seu compromisso com a qualidade da água que capta, trata e distribui e reafirma que seus laboratórios segundo rigorosamente todas as normas estabelecidas e que estão em vigor no país.

 

 

Veja também