Menu
segunda, 17 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Cidades

Semana da Consciência Negra começa segunda-feira na UFGD

13 novembro 2015 - 11h01Por Dourados News

De 16 a 18 de novembro, o Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizará o II Seminário Regional “Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial”, na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A VI Semana da Consciência Negra integra o Seminário Diálogos Interculturais.


O tema dessa edição será “Por uma pedagogia crítica e descolonial” e o Seminário terá apresentação de trabalhos científicos e debates sobre a educação, a pedagogia e as políticas afirmativas direcionadas à população indígena e negra do Mato Grosso do Sul e do Brasil.


A abertura do Seminário será às 19 horas da próxima segunda-feira, 16, e a palestra tratará sobe “Políticas Públicas Educacionais para Diversidade no Limiar do Século XXI”, ministrada pela Professora Andréia Nunes Militão, da UEMS (Universidade Esadual de Mato Grosso do Sul).


Já as conferências que ocorrerão até dia 18 têm como tema “Cultura, Currículo e Identidade: Desafios Epistemológicos e Práticos Para a Escola”, “Acesso e Permanência da População Negra e Indígena na Educação Superior do Centro-Oeste: Avanços e Desafios” e “A Implementação da Lei das Cotas e os Critérios de Autodeclaração”.


A programação prevê palestrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Funadação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Católica Dom Bosco (UCBD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e UFGD.


O Seminário tem o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores e Educação (GEPRAFE).